UCI confirma para 8 e 9 de dezembro de 2020 o seu primeiro Campeonato Mundial de Ciclismo e-sports
Os planos para sediar o primeiro UCI Cycling e-sports World Championships foram originalmente revelados em setembro de 2019 pelo presidente da UCI, David Lappartient, no UCI Road World Championships em Yorkshire, Grã-Bretanha.
“É com grande prazer que podemos confirmar as datas e os planos para o primeiro UCI Cycling e-sports World Championships. O ano foi certamente desafiador para todos, mas agora estamos de volta a desfrutar das provas e temos um novo Campeonato Mundial da UCI pela frente, no final de 2020. As provas virtuais foram muito populares durante o período em que as competições cessaram e eu realmente acredito no potencial dos e-sports para ajudar a aumentar a participação em nosso esporte. Este é um momento histórico”, disse Lappartient.
O 2020 UCI Cycling e-sports World Championships acontecerá virtualmente no “maior destino de ciclismo virtual do mundo, Watopia” no Zwift. As provas masculinas e femininas acontecerão em percursos idênticos, em distâncias iguais. Os detalhes exatos da rota serão revelados nos próximos meses.
Os participantes estarão competindo totalmente remotamente de suas próprias residências ou bases de treinamento, e para os vencedores, haverá uma nova camisa de arco-íris (honraria dada aos campeões mundiais de cada ano) que, é claro, será premiada virtualmente. Os campeões também receberão camisetas físicas que poderão usar nas competições de e-sports do ano seguinte.
“Estamos muito satisfeitos por finalmente poder revelar os planos para o primeiro UCI Cycling e-sports World Championships. 2020 foi um grande ano para os e-sports, pois ajudou a preencher a lacuna deixada pelo esporte tradicional. Esperamos estabelecer isso como uma nova disciplina do esporte – não para preencher lacunas, mas uma que é verdadeiramente complementar a outras disciplinas, sejam elas de estrada, ciclocross ou mountain bike. Há uma grande oportunidade de desenvolver o esporte com e-sports e estou orgulhoso de que, junto com a UCI, somos capazes de liderar o caminho.” disse Eric Min, CEO e cofundador da Zwift
A UCI convidará as Federações Nacionais de Ciclismo para participar do evento de 2020. Semelhante aos Campeonatos Mundiais de Estrada da UCI, as Federações Nacionais receberão uma série de vagas determinadas por certos critérios. Estes incluem: as classificações de estrada da UCI (em junho de 2020), o número de ciclistas no grupo de testes registrados de antidoping e o número de ciclistas elegíveis na plataforma Zwift.
Critérios mais detalhados, que serão divulgados oportunamente, visarão garantir que todos os cinco continentes sejam representados tanto por mulheres quanto por homens e que o número máximo possível de inscrições para ambos os sexos seja o mesmo.
Os convites automáticos irão para 20 Federações Nacionais (Itália, Bélgica, França, Holanda, Austrália, Espanha, EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, Suíça, Canadá, Dinamarca, Polônia, Áustria, Colômbia, Nova Zelândia, África do Sul, Noruega, Irlanda, Japão) para a prova masculina e a 13 Federações Nacionais (Holanda, Itália, Austrália, França, EUA, Alemanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Polônia, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Japão) para a prova feminina.
Convites especiais adicionais podem ser concedidos a ciclistas, individualmente, pela UCI. Mais informações sobre os detalhes da rota e pontos da Federação Nacional serão reveladas nos próximos meses.