4 dicas para prevenir a fratura por estresse

Geralmente mudanças na corrida levam oito treinos até o corpo aprender e automatizar o movimento

Por Fabiola Vieira

O excesso de impacto e overuse, ou seja, sobrecarga repetitiva sobre o corpo, são os principais fatores de lesões na corrida. Mas podemos minimizá-los com algumas dicas importantes.

Segundo estudos, alternar no mínimo dois pares de tênis diferentes diminui o risco de lesão em 39% em relação a corredores que sempre usam o mesmo par. A alternância do tênis também proporciona a alternância de forças aplicadas nas estruturas articulares e musculares. O corpo é obrigado a mover-se de forma diferente a cada tipo de par.

Quanto ao impacto, o principal causador de fratura por estresse, fascite plantar e tendinite, podemos diminuí-lo com quatro dicas:

– Aumente sua cadência, pois quanto menor for o tempo que o pé estiver em contato com o solo, menos impacto o corpo terá;
– Diminua o barulho das suas passadas durante a corrida;
– Melhore sua técnica, tente aterrissar perto do seu tronco;
– Fortaleça panturrilha e foot core (musculatura intrínseca do pé), eles são amortecedores naturais e funcionam como mola.

Geralmente mudanças na corrida levam oito treinos até o corpo aprender e automatizar o movimento. Tente fazer uma mudança de cada vez, quando o corpo já tiver aprendido, passe para o próximo item. Seus músculos e articulações irão te agradecer!

Bons treinos!

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira @estudiodepilatti

Redação

press@trisportmagazine.com