5 dicas para fortalecimento e prevenção de lesões

Confira cinco dicas de como fortalecer a musculatura de forma eficiente e evitar lesões

Por Fabiola Vieira

Em nosso corpo, temos 434 músculos, representando 40% do peso corporal; dentre estes, 75 pares de músculos estriados são envolvidos na postura geral e movimentação do corpo. Os músculos são os únicos geradores de força capazes de produzir movimento articular. Realizam contração, convertendo energia química em trabalho mecânico e, para que essa engenharia se mantenha em bom funcionamento, a prevenção de lesões é de suma importância. Abaixo, confira cinco dicas que vão te ajudar nesse processo:

BIOMECÂNICA
Conhecer a biomecânica do esporte em questão e os músculos mais solicitados. Neste caso, procure um fisioterapeuta e/ou profissional de educação física especialista para as orientações corretas.

EXCÊNTRICOS
Prefira exercícios excêntricos. São aqueles que o músculo alonga e contrai ao mesmo tempo, freando o movimento, como por exemplo, o movimento de abaixar o peso na rosca bíceps. Segundo estudos, eles s˜Ao mais eficientes no ganho de massa.

CADEIA FECHADA
Exercícios em cadeia fechada. Quando as extremidades do corpo estão fixas ou encontram resistência, por exemplo: agachamento. Os exercícios em cadeia fechada são mais funcionais, os músculos são recrutados em sinergia, como na vida real.

PLIOMETRIA
Exercícios de saltos. Eles são ótimos para desenvolver potência muscular e equilíbrio dinâmico. Mas é importante aprender a técnica de aterrissagem primeiro e não “desmoronar” quando aterrissar do pulo. Para minimizar o risco de lesão, é ideal dar um espaço de 48/72h entre os treinos ou de uma corrida mais intensa.

FUNCIONAIS
Usar exercícios mais funcionais possíveis, que se aproximem do gestual do esporte. Assim você fortalece a musculatura e ensina seus músculos e cérebro o movimento correto. Por exemplo: educativos.

Fabiola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira @estudiodepilatti

Redação

press@trisportmagazine.com