Foi uma semana de setembro para lembrar e sem dúvida um dos finais de semana mais emocionantes da história do triathlon
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, após quase 200 dias de hiato induzido pelo COVID-19, o IRONMAN Group celebrou um retorno emocionante às provas de triathlon com um fim de semana composto por cinco eventos em toda a Europa.
No primeiro fim de semana de provas de IRONMAN desde o IRONMAN 70.3 Oman, em 21 de fevereiro de 2020, um total de 3.500 atletas competiram na Hamburg Wasser World Triathlon Series, na Alemanha; IRONMAN 70.3 Les Sables d’Olonne, na França; IRONMAN 70.3 Gdynia, na Polônia; e IRONMAN 70.3 Tallinn, bem como IRONMAN Tallinn, na Estônia.
“É difícil colocar em palavras. Os atletas adoram competir e adoramos criar todos esses eventos. Não se pode ignorar que as coisas ficam um pouco diferentes com as máscaras e as diretrizes que nos permitem realizar essas provas, mas, no final das contas, a sensação de voltar às competições não tem preço. Estamos aprendendo evento a evento e estamos ansiosos para trabalhar com todas as cidades-sede para trazer de volta as provas em condições seguras e agradáveis para todos os envolvidos”, disse Stefan Petschnig, Diretor Executivo da IRONMAN Europa, Oriente Médio e África.
Todas as provas seguiram o protocolo Return to Racing do IRONMAN Group, um conjunto de diretrizes líderes da indústria que se baseia nos pilares de higiene aprimorada, triagem e educação, redução de densidade, minimização de pontos de contato e autossuficiência do atleta.
“Foi muito bom poder competir neste nível este ano, afinal. Com as medidas de higiene e segurança claras e intransigentes dos organizadores de Hamburgo, tais eventos certamente teriam sido possíveis mais cedo e serão no futuro”, disse Laura Lindemann da Alemanha, que ficou em terceiro lugar no Hamburg Wasser World Triathlon Series, em Hamburgo. Este ano, o evento foi realizado exclusivamente para atletas de elite e sem espectadores.
“Estava super motivado e até um pouco nervoso por finalmente voltar às provas. As medidas do COVID-19 tomadas foram necessárias e, como atletas, devemos dar o bom exemplo e cumpri-las. Acho que funcionou muito, muito bem”, acrescentou Frederik Van Lierde, da Bélgica. Sua prova no IRONMAN 70.3 Les Sables d’Olonne deste ano também marcou a penúltima competição de uma ilustre carreira esportiva que inclui várias vitórias do IRONMAN e do IRONMAN 70.3 e o título do IRONMAN World Championship de 2013.
Van Lierde não foi o único ex-campeão de corrida neste fim de semana histórico. Sebastian Kienle, da Alemanha, Campeão Mundial do IRONMAN de 2014, tomou a decisão de última hora de viajar para Tallinn, capital da Estônia, e competir no evento inaugural do IRONMAN 70.3 em Tallinn: “Estou muito grato. Os organizadores, a cidade de Tallinn e todos os que ajudaram a fazer esta prova acontecer nestas circunstâncias. Significa muito para nós, principalmente para os atletas profissionais [que vivem do esporte], poder correr aqui. Obrigado.”
Quando se tratou de relatar experiências de prova, a olímpica Lisa Nordén, da Suécia, pode ter resumido melhor após sua vitória no IRONMAN 70.3 Gdynia, na Polônia, com um grande sorriso: “Quem teria pensado que pode ser tão bom colocar uma wetsuit?”
As provas de IRONMAN na Europa estão programadas para continuar com o IRONMAN 70.3 Turquia, em 1 de novembro de 2020. Abaixo, assista o vídeo oficial do Grupo Ironman sobre a retomada das provas: