Fundamental para o Médico do Esporte e Profissional de Educação que segue e acompanha o atleta é dimensionar o quanto de energia seu atleta precisa, pois serão os valores ofertados de macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, que determinaram com grande importância o rendimento dos treinos, a eficácia nas competições, a qualidade da recuperação dos treinos, presença ou não de dores e lesões, entre outras variáveis.
Passo inicial é estimar o Gasto de Energia (metabolismo) basal, disponível em vários sites da internet, e determinar o gasto calórico em cada exercício físico executado, pois somando esses dois passamos a ter o Gasto Calórico Total desse Atleta.
Feito isso, a segunda etapa será determinar as porcentagens e distribuição de cada um dos macronutrientes citados, que em ultima análise dará o grama de cada substância por Kg de peso corporal.
Essa informação é fundamental, pois ela é “facilmente manipulada”, isto é, por exemplo um atleta que vem caindo rendimento, recuperação mais lenta ou ao iniciar um novo treino está mais cansado, esse possivelmente precisa aumentar a oferta de carboidratos por Kg de peso ou apresentando perda de massa muscular, lesões musculares possivelmente aumentar a oferta de proteínas será necessário também.
Após esses dados bem executados, seguimento e análise do histórico médico esportivo do atleta, deve-se pensar em lançar mãos de suplementos ou medicamentos pensando em desempenho e melhora esportiva, pois, caso contrário, estará jogando dinheiro e tempo fora!
Fabrício Buzatto é médico fisiatra – CRM ES 9164
medbuzatto@hotmail.com