A importância do cuidado com os rins

Seus rins merecem tanto cuidado e proteção quanto seu coração ou cérebro; há muito que você pode fazer agora para manter seus rins saudáveis

Por Priscila Machado

Seus rins merecem tanto cuidado e proteção quanto seu coração ou cérebro. Há muito que você pode fazer agora para manter seus rins saudáveis. Controle a diabete. O diabetes é a principal causa de doença renal crônica, provavelmente porque a exposição ao alto nível de açúcar no sangue danifica os minúsculos vasos sanguíneos nos rins. “As melhores coisas que você pode fazer se tiver diabetes é controlar os níveis de açúcar no sangue e perder peso", diz o Dr. Bonventre. Proteja-se dos danos da inflamação crônica.

Reduzir a pressão arterial elevada. A hipertensão arterial é um dos principais contribuintes para a progressão da doença renal. “A pressão alta pode danificar os filtros dos rins e os pequenos vasos sanguíneos", diz o Dr. Bonventre.

SAL

Limite o sal. O sal pode fazer com que seu corpo retenha líquidos em excesso e aumente a pressão arterial (em algumas pessoas). As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam limitar a ingestão de sal a menos de 2.300 miligramas por dia. “Evite restaurantes salgados e alimentos processados. Procure alimentos com baixo teor de sal no supermercado. E não adicione sal à sua comida. Em vez disso, use outros temperos. E desde que sua função renal seja boa, você pode usar um substituto do sal “, diz o Dr. Bonventre.

OXALATO

Limite os alimentos ricos em oxalato. Espinafre, amêndoas, castanha de caju e ruibarbo são todos carregados com oxalato, uma substância química que pode formar cálculos renais e depósitos que às vezes levam a doenças renais. “Você não precisa evitar esses alimentos, mas coma-os com moderação. Não coma um grande prato de espinafre todas as noites", diz o Dr. Bonventre.

ÁLCOOL

Limite a ingestão de álcool. Não beba mais de uma bebida por dia. O consumo excessivo e regular de álcool aumenta o risco de pressão alta, contribui para o ganho de peso e faz com que os rins trabalhem mais. Acima de tudo, pode dobrar o risco de doença renal.

Priscila Machado
Bioquímica Nutricional. 
Ortomolecular. Longevidade. Nutrigenética. CBTRI. Nutrição Esportiva @primachadogusela

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com