Como é o dia a dia da alimentação do triatleta profissional brasileiro radicado em Boulder, Andre Lopes
O triatleta profissional brasileiro Andre Lopes vive em Boulder, Colorado, Estados Unidos, considerada uma das principais cidades do mundo quando o assunto é treinamento de endurance. Conheça a rotina alimentar dele.
“Minha alimentação varia um pouco dependendo do dia e do tipo de treino que estou fazendo. Tem dias que treino em jejum, tem dias que faço uma alimentação mais reforçada, especialmente para treinos com intensidade e duração mais longa”, revela Andre.
Café da manhã
“O café da manhã geralmente é banana, aveia, mel e pasta de amendoim, na maioria dos dias. Mas quando treino em jejum, geralmente faço um panqueca protéica após a atividade, com banana e pasta de amendoim. Mas sempre procuro variar minha alimentação para não enjoar. No off season e pré-temporada é mais flexível e procuro relaxar um pouco mais, parando em alguns coffee shops e comprando doces”.
Durante os treinos
“Os meus intratreinos consistem de basicamente carboidratos, sal e água. Não tem muita regra, mas procuro sempre estar bem alimentado e principalmente hidratado por estar na altitude. Geralmente levo comigo géis de carboidratos, banana, tâmaras, barras de energia e sempre acabo parando para beber um Gatorade ou algo do tipo em treinos longos de bike. Treinos de corrida somente água e gel pois é o que costumo usar nas provas.”
Pós-treino
“Meu pós-treino, que as vezes é o almoço, ou às vezes serve de pré-treino para outra sessão, geralmente é pão com ovos e abacate. E logo quando acabo o outro treino opto por fazer um smoothie protéico, onde uso a marca vegana Mother nutrients, e adiciono frutas, pasta de amendoim e leite vegetal.”
Jantar
“Minha janta geralmente é a minha principal refeição do dia e todo dia busco variar os ingredientes, mas sempre tem no cardápio uma boa fonte de carboidratos (arroz, quinoa, batata e/ou macarrão), uma fonte de proteína (hambúrguer vegetal, grão de bico, lentilha, feijão, tempeh etc.) e um vegetal (brócolis, kale, couve de Bruxelas etc.). De sobremesa, geralmente como um chocolate escuro (70% cacau), ou quando estou em grande carga de treinamento sempre ataco o sorvete!”
Assista um vídeo do canal do YouTube de Andre Lopes sobre sua rotina alimentar: