Ali Brownlee indicado para a Comissão de Atletas do COI

O britânico, bicampeão olímpico, diz que está pronto para representar os atletas do mundo

O bicampeão olímpico de triathlon, o britânico Alistair Brownlee, foi indicado como candidato à Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele é candidato a ocupar um dos quatro lugares para representar atletas em um dos fóruns mais importantes do COI.

Este anúncio segue à revelação de Brownlee de que este ano ele se concentrará no circuito mundial da ITU (União Internacional de Triathlon), de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde tem o objetivo de conquistar uma terceira medalha de ouro.

A Comissão do Atleta funciona como um elo entre os atletas e o COI e ajuda a garantir que o ponto de vista dos atletas permaneça no centro das decisões do Movimento Olímpico.

Alistair disse: “É uma enorme honra ser indicado para ser candidato à Comissão de Atletas do COI. Quando garoto de 17 anos, lembro-me claramente de ter sido informado pelo diretor de que Londres havia vencido a candidatura para realizar os Jogos Olímpicos de 2012. Desde então, o efeito inspirador dos Jogos me proporcionou dois dos melhores dias da minha vida em mais de uma década competindo no esporte que amo. Sinto que sou um verdadeiro produto do Movimento Olímpico e gostaria de ter a oportunidade de retribuir minha gratidão por ajudar e representar outros atletas.”

Defensor apaixonado por maximizar a experiência olímpica dentro e fora das competições, ele espera usar a plataforma como membro da Comissão de Atletas do COI para continuar lutando por igualdade e justiça na arena competitiva.

“Baseei minha carreira atlética no trabalho duro e na integridade. Eu traria essas qualidades comigo para representar outros atletas se tivesse a oportunidade de ser membro da Comissão de Atletas. Ouvir, entender e representar os pontos de vista dos atletas é, para mim, a chave para esse papel “, diz ele.

“Além disso, meus princípios orientadores seriam; continuar o trabalho do Movimento Olímpico para garantir a igualdade de oportunidades para todos os atletas, independentemente de sexo, idade, nacionalidade e quaisquer outros fatores discriminatórios. Além disso, mantendo os mais altos níveis de justiça para todos os atletas que competem em todos os esportes. Isso inclui continuar o trabalho para criar condições equitativas, especialmente na batalha contra a trapaça na forma de doping. Ajudando todos os concorrentes a maximizar seus legados olímpicos pessoais, eu gostaria de ajudar a promover o trabalho que o COI já faz neste espaço e, é claro, compartilhar minha própria experiência. Tenho a sorte de que o Movimento Olímpico me proporcionou experiências fantásticas e de mudança de vida fora da arena competitiva e sou apaixonado por ajudar outros atletas a maximizar suas próprias oportunidades e potencial. Isso vem da crença de que o Movimento Olímpico cria não apenas performances atléticas surpreendentes, mas, mais importante, ótimas pessoas.”

Totalmente endossado pela Comissão de Atletas da Associação Olímpica Britânica, o presidente Ben Hawes disse: “Alistair é um concorrente temível, cuja carreira o levou ao topo de seu esporte. Ele tem uma paixão contagiosa pelas Olimpíadas, visto não apenas em suas performances nos Jogos, mas também em seu desejo de garantir que atletas de todo o mundo sejam ouvidos e reconhecidos no desenvolvimento positivo do Movimento Olímpico.”

Todos os atletas olímpicos que competem em Tóquio 2020 poderão votar em seus representantes no Athlete365 Space, localizado na entrada do refeitório da Vila Olímpica, e também em outros locais, como as cidades do futebol e o local da vela. A pesquisa estará aberta de 14 de julho (dia em que a Vila Olímpica abre) a 4 de agosto de 2020.

Redação

press@trisportmagazine.com