Ali Brownlee vence prova 24h depois de correr o Mundial da ITU

Britânico vence o Helvellyn Triathlon, na GBR, no dia seguinte a ter sido 9º colocado no Mundial da ITU

Foi um fim de semana agitado para Alistair Brownlee, já que ele participou de duas provas, em dois países diferentes, em menos de 24 horas. No sábado ele correu a WTS Hamburgo (foto de abertura), válida como Mundial de Triathlon 2020, e neste domingo alinhou para um dos triathlons de montanha mais icônicos do Reino Unido, o Helvellyn Triathlon, no Lake District, Cumbria.

Alistair Brownlee fazia parte de um Start List profissional forte, que incluía Will Clarke, Lucy Hall, Joe Skipper, Nikki Bartlett, Lucy Gossage, Elliot Smales, George Goodwin e o recém-se tornado profissional Ruth Astle. E as condições para a prova seriam o típico clima úmido de Lake District, com neblina e chuva quase lateral às vezes.

Alistair Brownlee na corrida do Helvellyn Triathlon. Foto: Helvellyn Triathlon Mídia

O PTO apoiou o evento com um bônus de prêmios de $ 15.000 e foi estruturado de forma que os homens e mulheres corressem juntos, com o primeiro que cruzasse a linha de chegada na Geral sendo coroado o campeão. Para tornar isso justo, a largada das mulheres foi dada 28:03 antes da dos homens.

A PROVA
A natação de 1,6 km ocorreu na bela, mas fria, Ullswater, na pequena vila de Glenridding, na Cúmbria. Lucy Hall liderou as mulheres, enquanto Alistair Brownlee foi o primeiro para os homens.

A percurso de ciclismo de 61,2 km se tornou lendário com o trecho chamado “The Struggle”, sobre o Kirkstone Pass, a 44 km. Escalando 400m em 5km, é uma subida absurda com 20% de inclinação.

Na perna da bicicleta, Lucy Hall manteve a liderança para as mulheres com Nikki Bartlett logo atrás, mas os homens estavam se aproximando e no topo da luta, George Goodwin e Brownlee entraram na T2 juntos, 11 minutos atrás de Lucy.

Agora, tudo se resumia a quem era o melhor em corrida off-road, e quem poderia lidar com as condições extremas (a temperatura era de 0ºC no cume) e a má visibilidade que estava cobrindo uma das colinas mais famosas e notórias de Lake District, Helvellyn.

A 950m, Helvellyn é o terceiro pico mais alto da Inglaterra, e a rota de corrida leva o atleta até o Swirral Edge, direto ao cume, antes de uma dura passagem sobre rochas soltas de volta para Glenridding. No momento em que Alistair estava no topo, ele havia se livrado de George Goodwin, Lucy Hall e Nicki Bartlett e estava no controle da corrida. Enquanto ele pudesse descer com segurança, a prova era dele.

Um fato interessante é que Alistair havia vencido esta prova 13 anos atrás, como um jovem triatleta. Ontem, já bicampeão olímpico, voltou a ser coroado campeão novamente Helvellyn, menos de 24 horas depois de correr em Hamburgo.

Nikki Bartlett teve um ótimo desempenho e foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada, sendo a 5ª colocada na classificação Geral.

Redação

press@trisportmagazine.com