Alistair Brownlee e Laura Philipp são os favoritos para o 2023 IRONMAN African Championship
A 18ª edição do IRONMAN African Championship está marcada para 05 de março de 2023. Este evento do início da temporada oferece vagas de qualificação masculina e feminina para o IRONMAN World Championship em Nice, França, em 10 de setembro de 2023 (homens) e Kailua-Kona, Havaí, em 14 de outubro de 2023 (mulheres). O Field profissional masculino e feminino também estará competindo por uma parte do prêmio profissional total de US$ 150.000.
Mais uma vez, o evento sul-africano dará o tom para o resto da temporada, com uma forte escalação profissional esperada para a largada em Nelson Mandela Bay. O Field profissional apresenta o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos, Alistair Brownlee, que competirá no IRONMAN African Championship pela primeira vez. No entanto, Brownlee não é estranho ao hipódromo de Nelson Mandela Bay, tendo corrido lá em 2018, quando perdeu por pouco para Jan Frodeno (ALE) e conquistou o segundo lugar no pódio no Campeonato Mundial IRONMAN 70.3. O Field masculino profissional também contará com Leon Chevalier (FRA), Clément Mignon (FRA), Rasmus Svenningsson (SUE) e um dos ciclistas profissionais mais rápidos, Cameron Wurf (AUS). Na ausência do atual campeão, Kyle Buckingham (AFS), os compatriotas sul-africanos Bradley Weiss e Matt Trautman, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, no ano passado, certamente estarão em busca de uma vitória em casa este ano. O nome do brasileiro Vinicius Canhedo aparece na listagem, mas ainda não tivemos confirmação se fará a prova.
MULHERES
O Field feminino pode ser menor, mas promete ser igualmente empolgante. Com a ausência da atual campeã Daniela Bleymehl (ALE), uma nova campeã será coroada. Laura Philipp (ALE) está saindo de uma temporada memorável no ano passado, que a viu produzir um melhor tempo mundial da marca IRONMAN, em 8:18:20, vencendo o Campeonato Europeu IRONMAN 2022 em Frankfurt, Alemanha. No entanto, ela não terá tudo tão fácil com Magda Nieuwoudt (AFS), que é muito familiarizada com o percurso IRONMAN African Championship e tendo pódio no evento no ano passado.
O Field feminino também contará com nomes como Fenella Langridge (GBR), que aproveitará suas chances, já que o percurso tem sido bom para os atletas britânicos, com Lucy Charles-Barclay (GBR) [2018; 2019] e Ruth Astle (GBR) [2001] tendo vencido aqui nos últimos tempos. Outras atletas a serem observadas são Giorgia Priarone (ITA), Jade Roberts (AFS), Penny Slater (AUS) e Laura Zimmermann (ALE).
O evento retorna ao local original de natação, onde os atletas nadam 3,8km em Hobie Beach, seguidos por um ciclismo de 180km em um dos percursos de ciclismo mais espetaculares do circuito mundial IRONMAN. A etapa de corrida levará os atletas ao longo das praias de Summerstrand e Humewood até Flat Rocks. Os atletas completarão uma corrida de 42,2 km antes de descer o tapete vermelho mágico até a linha de chegada.
O ISUZU IRONMAN 70.3 Nelson Mandela Bay também acontecerá no mesmo dia e os atletas farão o mesmo percurso, porém, completando metade da distância. Esta será uma prova apenas para amadores.