Prova teve a presença de Craig Alexander, 6º colocado aos 46 anos
Josh Amberger e Hannah Wells foram os campeões do tradicional Ironman 70.3 Geelong (1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida), prova realizada na Austrália e que sempre atrai a presença dos principais atletas da Oceania e, entre eles, Craig Alexander, o tricampeão mundial de Ironman e bicampeão mundial de Ironman 70.3, que aos 46 anos, esteve presente mais uma vez.
O australiano Josh Amberger é conhecido por ser um grande nadador e ciclista, tanto que no Mundial de Ironman do ano passado foi o primeiro a sair da água e se manteve no primeiro grupo do ciclismo por muitos quilômetros. Entretanto, em Geelong, ele teve que usar sua corrida para vencer, já que seu compatriota, Sam Appleton, esteve na cola dele durante boa parte da prova, e o título ficou com Amberger por apenas 30 segundos, o tempo que ele conseguiu abrir de Appleton na meia maratona.
Josh Amberger fechou a prova em 3:44:09, Sam Appleton em 3:44:40, e Tim Van Berkel na 3ª colocação em 3:48:38. Dando continuidade ao alto nível do evento, chegaram na sequência Tim Reed (4º), Matt Burton (5º) e Craig Alexander (6º); outro veterano, Luke Bell, de 40 anos, foi o 11º colocado.
Entre as mulheres, a campeã Hannah Wells (Nova Zelândia) venceu em 4:10:40, com quase seis minutos de vantagem para a 2ª colocada, a australiana Grace Thek (4:16:28), e quase nove minutos sobre Emily Loughnan (4:19:28), a 3ª. Hannah Wells (foto abaixo) é conhecida por levar uma vida dupla, onde em boa parte do dia é Doutora em Engenharia Biotecnológica e, nas horas que sobram, treina… e muito! Atualmente sua pesquisa é voltada para a dissecação de artérias de ovelhas, onde busca uma alternativa para enxertos humanos.