O Campeonato era Sul-americano, mas o domínio foi Norte-americano. Disputado neste domingo, o Ironman 70.3 Buenos Aires, Argentina, foi vencido pelos americanos Rudy Von Berg e Chelsea Sodaro. O Brasil esteve presente no pódio, com o vice-campeonato de Pâmella Oliveira e a 3ª colocação de Igor Amorelli.
Homens
Na natação de 1.9km, o primeiro a sair da água foi o chileno Martin Ulla, em 23:02, seguido bem de perto pelo espanhol Pablo Dapena Gonzalez, Flavio Morandini (ARG), Rudy Von Berg e Igor Amorelli.
No ciclismo de 90km, Igor Amorelli forçou o ritmo para tentar escapar, mas foi neutralizado por Von Berg e Dapena. Ao final da etapa, todos os três entregaram juntos a bike, mas Dapena saiu da T2 muito forte para correr, chegando a abrir cerca de 50mts de Von Berg, mas o americano mostrou que não foi 3º colocado no Mundial de Ironman 70.3 2019 à toa, pois aos poucos foi impondo seu ritmo e fez a melhor corrida do dia, em 1:10:56 (3’22”/km), vencendo em 3:37:36. Pablo Dapena foi o 2º colocado, 1’07” depois, e Igor Amorelli cruzou em 3º, 5’51” após o campeão.
Essa é a segunda vez que Igor Amorelli chega no pódio da prova, repetindo o feito de 2017. Por ser Campeonato Sul-Americano, o evento na Argentina tem status elevado. “Estou contente com meu resultado. É bom voltar q fazer provas consistentes e subir no pódio. Tem muita coisa para corrigir, mas sinto que estamos no caminho certo”, explica Igor, que vinha de um título no Challenge Salvador semana passada.
Mais brasileiros fecharam o Top 10: Andre Lopes 5º, Paulo Maciel 6º, Eduardo Lass 7º e Fernando Toldi 10º colocado.
Mulheres
Na categoria feminina, a primeira a levantar da água foi a americana Rachel Olson, que nadou no pé de Pâmella Oliveira o tempo todo, mas no final apertou para levantar em primeiro, em 24:33, com a brasileira colada nela; na sequência vieram Chelsea Sodaro, quase dois minutos depois, e Romina Palacio (ARG) e Luara Mathews (EUA).
No ciclismo Pâmella apertou o ritmo o máximo que pôde, pois sabia que Sodaro é grande corredora, já que a americana veio do atletismo e tem muita experiência em corrida mas, mesmo assim, ela ainda diminuiu em quase um minuto a desvantagem que tinha para Pâmella. Ao final do pedal a brasileira era a primeira colocada, 1’09” à frente da americana, e 5’32” à frente de Mathews.
Na corrida não tinha como segurar Chelsea Sodaro, que esse ano já havia sido 4ª colocada no Mundial de Ironman 70.3, e que correu a meia maratona em Buenos Aires em 1:19:33 (3’47”/km) e venceu a prova em 4:07:13. Pâmella lutou muito para segurar o crescimento da canadense Tamara Jewett na corrida e conseguiu, conquistando o 2º lugar. Tamara foi a melhor corredora entre as mulheres, fazendo 1:17:55 nos 21.1km e ficando na 3ª colocação.