Americanos dominam IM70.3 Buenos Aires

O Campeonato era Sul-americano, mas o domínio foi Norte-americano. Disputado neste domingo, o Ironman 70.3 Buenos Aires, Argentina, foi vencido pelos americanos Rudy Von Berg e Chelsea Sodaro. O Brasil esteve presente no pódio, com o vice-campeonato de Pâmella Oliveira e a 3ª colocação de Igor Amorelli.

Pódio Masc. IM70.3 Buenos Aires: (da esq. para dir.) Pablo Dapena, Rudy Von Berg e Igor Amorelli. Foto: IM70.3 Argentina Mídia

Homens
Na natação de 1.9km, o primeiro a sair da água foi o chileno Martin Ulla, em 23:02, seguido bem de perto pelo espanhol Pablo Dapena Gonzalez, Flavio Morandini (ARG), Rudy Von Berg e Igor Amorelli.

No ciclismo de 90km, Igor Amorelli forçou o ritmo para tentar escapar, mas foi neutralizado por Von Berg e Dapena. Ao final da etapa, todos os três entregaram juntos a bike, mas Dapena saiu da T2 muito forte para correr, chegando a abrir cerca de 50mts de Von Berg, mas o americano mostrou que não foi 3º colocado no Mundial de Ironman 70.3 2019 à toa, pois aos poucos foi impondo seu ritmo e fez a melhor corrida do dia, em 1:10:56 (3’22”/km), vencendo em 3:37:36. Pablo Dapena foi o 2º colocado, 1’07” depois, e Igor Amorelli cruzou em 3º, 5’51” após o campeão.

Essa é a segunda vez que Igor Amorelli chega no pódio da prova, repetindo o feito de 2017. Por ser Campeonato Sul-Americano, o evento na Argentina tem status elevado. “Estou contente com meu resultado. É bom voltar q fazer provas consistentes e subir no pódio. Tem muita coisa para corrigir, mas sinto que estamos no caminho certo”, explica Igor, que vinha de um título no Challenge Salvador semana passada.

Mais brasileiros fecharam o Top 10: Andre Lopes 5º, Paulo Maciel 6º, Eduardo Lass 7º e Fernando Toldi 10º colocado.

Pablo Dapena, vice-campeão do Ironman 70.3 Buenos Aires

Mulheres
Na categoria feminina, a primeira a levantar da água foi a americana Rachel Olson, que nadou no pé de Pâmella Oliveira o tempo todo, mas no final apertou para levantar em primeiro, em 24:33, com a brasileira colada nela; na sequência vieram Chelsea Sodaro, quase dois minutos depois, e Romina Palacio (ARG) e Luara Mathews (EUA).

No ciclismo Pâmella apertou o ritmo o máximo que pôde, pois sabia que Sodaro é grande corredora, já que a americana veio do atletismo e tem muita experiência em corrida mas, mesmo assim, ela ainda diminuiu em quase um minuto a desvantagem que tinha para Pâmella. Ao final do pedal a brasileira era a primeira colocada, 1’09” à frente da americana, e 5’32” à frente de Mathews.

Chelsea Sodaro, campeã do Ironman 70.3 Buenos Aires

Na corrida não tinha como segurar Chelsea Sodaro, que esse ano já havia sido 4ª colocada no Mundial de Ironman 70.3, e que correu a meia maratona em Buenos Aires em 1:19:33 (3’47”/km) e venceu a prova em 4:07:13. Pâmella lutou muito para segurar o crescimento da canadense Tamara Jewett na corrida e conseguiu, conquistando o 2º lugar. Tamara foi a melhor corredora entre as mulheres, fazendo 1:17:55 nos 21.1km e ficando na 3ª colocação.

Redação

press@trisportmagazine.com