Anulada a desclassificação de Svenja Thoes no Ironman Irlanda

Atleta alemã havia perdido o título por ter, segundo a arbitragem, recebido auxílio externo na maratona

Em 14 de agosto do ano passado, a alemã Svenja Thoes venceu o Ironman Irlanda. Venceu, mas não levou… pois foi desclassificada – mesmo depois de ter subido no pódio – por ter recebido ajuda externa não autorizada na maratona, segundo a arbitragem do evento. Confira AQUI com mais detalhes.

A atleta protestou, não aceitou a punição e entrou com um recurso pós-competição numa comissão de arbitragem irlandesa independente – algo que não é comum – para anular a polêmica decisão, que carecia de provas. Bem, o ano de 2023 começou de maneira positiva para ela.

No site da PTO (Organização dos Triatletas profissionais), o resultado já foi corrigido e a atleta de 31 anos voltou a ter três vitórias de Ironman na temporada (França, Irlanda e Itália). Entretanto, no site da Ironman ainda não houve a correção. De acordo com Thoes, o veredicto dizia: “O Requerido deverá imediatamente restabelecer o Apelante como o vencedor do evento”.

Na Irlanda, Thoes venceu o Ironman em 9h24min54s, à frente da segunda colocada, a britânica Simone Mitchell (9h27min49s) e Laura Zimmermann, terceira colocada (9h28min44s). Svenja Thoes é um dos nomes em crescimento na distância Ironman e teve o melhor ano de sua carreira. Mesmo assim, ela abriu mão de ir ao Mundial de Kona, alegando que os altos custos – veja AQUI – da prova de 2022 não valeriam a pena para ela.

Confira as informações oficiais sobre Svenja Thoes no SITE da PTO.

Redação

press@trisportmagazine.com