Acredite: eles são os melhores para você
Hoje foi um daqueles dias. Sei que todos vocês já passaram por isso, de já se sentirem cansados ao sair de casa, com as pernas doloridas das semanas de treinos. Para piorar está quente, muito quente, e super úmido.
Você começa a correr e nada parece bom. Se sente pesado, quente, lento e desidratado depois de apenas 10 minutos de corrida. É quando começa a ter todos os tipos de pensamentos negativos possíveis:
- – Nossa está calor hoje
- – Minhas pernas estão realmente doloridas e foram só 2 km de corrida. E ainda tenho pelo menos mais 10 km!
- – Estou muito lento
- – Estou com sede
- – Talvez deva encurtar a corrida
E isso continua e continua enquanto os pensamentos continuam inundando seu cérebro a cada passo que você dá.
Mas o que você vai fazer ? Você sabe que a prova não será nada fácil, mas estará lá para terminar, ou até mesmo para se colocar bem na sua categoria, com a esperança de se classificar para o Mundial ou Kona!
Bem, é hora de ser durão! E por durão quero dizer:
“Ser durão é a capacidade de administrar o desconhecido para o melhor resultado possível!”
As pessoas pensam que ser durão é nadar rápido, pedalar rápido e correr muito, mas não é! Todos podem nadar, pedalar e correr rápido quando se sentem bem e as condições são ótimas.
Você precisa guiar os pensamentos do negativo para o positivo e ver o dia difícil como uma “bênção”, pois sabe que se sentirá muito bem depois de realizar os treinos em condições tão difíceis.
Em vez de se concentrar no negativo, você tem que pensar:
“Ok, eu tenho que fazer isso, ainda há um longo caminho a percorrer, então como posso tirar o melhor proveito disso? Como posso controlar meu corpo para vencer este desafio?”
É quando você precisa se concentrar nas coisas que PODE controlar:
- – Certifique-se de está com sua hidratação e nutrição em condições perfeitas.
- – Faça uma verificação corporal, da cabeça aos pés, sobre sua forma de correr: “Estou pousando embaixo do meu corpo? Como está minha taxa de passada? Estou focando na extensão (usando mais glúteos e a posterior da coxa) em vez de estender (usando músculos cansados do ciclismo – quadríceps e flexores do quadril)? Estou em pé e não dobrando a cintura (ao inclinar-se para a frente, move-se o centro de gravidade para a frente tornando ainda mais pesado para as pernas)?
- – Concentre-se em partes do percurso em vez de em toda a distância (até gosto mais de usar pontos de referência do que marcadores de Km ou milhas porque me distrai mais) e vá passo a passo, parte por parte
- – Concentre-se nos seus sonhos e na incrível sensação da linha de chegada (você sabe que os últimos 150m no tapete são uma sensação mágica!)
Os treinos feitos em dias difíceis, quando você não se sente bem, são os MELHORES dias de treinamento e não os PIORES como muitos pensam. Fazer um treino e conseguir ter o melhor desempenho possível é uma vitória, não uma derrota, e isso te prepara para uma grande competição! A dureza mental desenvolvida irá acompanhá-lo em todas as suas corridas futuras, porque quando as coisas ficarem difíceis no dia das cprovas, você se lembrará: “Não é grande coisa, já estive lá muitas vezes e sei como lidar com isso”
Tenha uma ótima semana e aproveite os dias difíceis!
Sergio Borges
Sergio Borges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio.
Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: www.sbxtraining.com