Françês superou vice-campeão do Ironman e Cameron Wurf, no duro Ironman Lanzarote
Nem Sam Laidlow, nem Cameron Wurf nem nenhum dos outros favoritos, mas sim o francês, Arthur Horseau, venceu o Ironman Lanzarote neste último sábado em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Depois de uma grande prova, Horseau teve de longe a melhor corrida final e assim definiu a vitória a a seu favor.
A perna de natação inicialmente ainda era liderada pelo grande favorito Sam Laidlow, vice-campeão mundial do Ironman, seguido brevemente pelo holandês Niek Heldoorn. Na bike eles se juntaram, mas isso não durou muito. Laidlow apertou o acelerador já nos primeiros quilômetros e seguiu sozinho por um longo tempo.
O ciclista-triatleta Cameron Wurf deus as cartas e assumiu a liderança no km 120, chegando a T2 com uma vantagem de cerca de três minutos. Laidlow veio em segundo, Arthur Horseau entregou a bike em quarto na T2c om um défict de nove minutos para a liderança.
Durante a maratona, o motor de Wurf começou a falhar e ele logo viu Laidlow se aproximando e eventualmente assumindo a liderança. No entanto, isso também não durou muito, pois Laidlow desistiria não muito depois ao começar a andar. Foi também nesse momento que Horseau decidiu a corrida: o francês vinha num ritmo impressionante, assumiu a liderança no km 27 para não mais perdê-la – ele que é companheiro de treino de Sam Laidlow.
Horseau venceu o Ironman Lanzarote com o tempo de 8:22:31. Heldoorn foi o segundo com 8:24:48 e Wurf o terceiro com 8:30:17. As 2 vagas para o mundial de Nice foram para os 2 primeiros colocados.
Tanto Laidlow e Wurf terão ainda que competir em outro Ironman em busca da vaga para o mundial em setembro.