Os atletas competiram na distância de 300m swim/4km bike/1,6km run, mas com a ordem sendo alterada a cada bateria
Realizada em Londres, neste domingo, a primeira etapa do Super League Triathlon Championship Series foi marcada por disputas apertadas e feitas no limite do esforço físico. Os campeões individuais foram a francesa Cassandre Beaugrand e o neozelandês Hayden Wilde.
Os atletas competiram no formato Triple Mix, na distância de 300 metros de natação, 4 km de ciclismo e 1,6 km de corrida, mas com a ordem das disciplinas sendo alterada a cada bateria. A primeira foi o clássico natação/ciclismo/corrida, e a segundo com a ordem sendo corrida/ciclismo/natação. A diferença de tempo dessas duas provas decidiu as posições de largada da terceira bateria: uma prova de ciclismo/natação/corrida. Entre as duas primeiras provas, os atletas tiveram dois minutos de descanso. Antes da prova final, eram quatro minutos.
MULHERES
Cassandre Beaugrand (foto de abertura) foi a primeira fora da água no início da Etapa 1, mas não assumiu a liderança na Etapa 3 até a volta final da corrida final – quando realmente importava. Como coletivo, pois a competição também é por equipes, o Scorpions foi o destaque entre as mulheres, já que a britânica Georgia Taylor-Brown, companheira de Beaugrand, cruzou em terceiro lugar. A vice-campeã foi a americana Taylor Spivey, dos Rhinos, que andou sempre na frente da prova.
HOMENS
Na categoria masculina, um dos apontados como favorito, Hayden Wilde, da Nova Zelândia, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mostrou que as expectativas estavam certas, vencendo a prova e iniciando bem a campanha do Championship Series que ainda vem à frente, com mais quatro etapas.
Wilde, correndo para os Sharks, pareceu sempre ter a prova sob controle, mesmo quando Matt Hauser (Eagles) teve direito a short chute na última bateria da corrida. Se este atalho não serviu para vencer, pelo menos ajudou Hauser a ser o 2º colocado, à frente do britânico Alex Yee (Rhinos), que chegou em terceiro.