Brasil vai com 5 atletas para o Mundial de Triathlon (ITU)

Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold, Kauê Willy e Manuel Messias serão os brasileiros no Star List de Hamburgo neste sábado

No próximo sábado será disputado o Campeonato Mundial de Triathlon, em Hamburgo, na Alemanha. Sim, em etapa única, como foi feito no início da história da ITU (União Internacional de Triathlon), em 1989, quando o americano Mark Allen e a neozelandesa Erin Baker venceram a primeira edição, em Avignon, na França. Este modelo perdurou até 2008, ano em que o espanhol Javier Gomez e a britânica Helen Tucker venceram a disputa. Vale lembrar que em 1996, o brasileiro Leandro Macedo foi o 3º colocado no Mundial, em Cleveland, Estados Unidos.

Paralelo ao Mundial, desde 1991 foi disputada a chamada Copa do Mundo de Triathlon (que era em Circuito) e os primeiros campeões foram, justamente, o nosso Leandro Macedo e a americana Karen Smyres. De 2009 até o ano passado, o campeão mundial era declarado pela soma de pontos obtidos no Circuito Mundial de Triathlon, ultimamente chamado de World Triathlon Series. Esta mudança em 2020 tem o motivo que todos conhecem, a pandemia mundial de COVID-19 que impediu a realização de todas as outras etapas do WTS. Alguns atletas, como Javier Gomez e Mario Mola, têm dado declarações contrárias à decisão da ITU de concentrar o Mundial deste ano numa única prova e na distância Sprint (750m de natação, 20km de bike, 5km de corrida), mas a verdade é o que o “ótimo é inimigo do bom”, e a União internacional de Triathlon já declarou que tem compromissos contratuais que precisa cumprir, e ter declarados seus campeões mundiais do ano faz parte deles.

Posto isso, vamos à lista de largada, com 10 atletas a mais em cada gênero do que o usual! o Brasil será representado por Manuel Messias e Kauê Willy na categoria masculina, e Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Djenyfer Arnold na categoria feminina. As provas serão no sábado, a partir das 11 horas (horário de Brasília) para os homens e 13 horas para as mulheres. Mais detalhes sobre a transmissão, visite o site da World Triathlon. No domingo será disputado o Campeonato Mundial de Revezamento Misto a partir das 9h30 (horário de Brasília), com a participação da equipe brasileira.

[table id=320 /]
[table id=321 /]

Redação

press@trisportmagazine.com