Reinaldo Colucci, Santiago Ascenço, Danilo Melo e Luisa Baptista confirmados no Ironman 70.3 Pucón neste domingo
O tradicional Ironman 70.3 Pucón retorna ao calendário internacional neste domingo dia 9 de janeiro, no Chile, depois de muita incerteza e cancelamentos nos últimos dois anos.
Em 2019, em sua última edição realizada, Santiago Ascenço e Bárbara Ribeiros foram os grandes vencedores. Para a edição de 2022, o maior vencedor da história desde que o evento foi chancelado pela Ironman, o brasileiro Reinaldo Colucci, 4x campeão, está de volta e vai atrás do pentacampeonato em companhia de Santiago Ascenço que defende o título e de Danilo Melo.
Eles vão enfrentar além do duro percurso, o múltiplo campeão mundial de triathlon, o espanhol Javier Gomez, que parece ter definitivamente se despedido das provas olímpicas se dedicando definitivamente às provas de longa distância neste novo ciclo.
A prova foi confirmada nos últimos meses e requer todas uma documentação específica para entrada no país. Considerada uma das mais belas provas do mundo, Pucón abre a temporada do triathlon no hemisfério sul.
Pucón é uma cidade na região central dos lagos do Chile situada no lago Vilarrica e contemplada pelo vulcão Villarrica, coberto de neve. Um centro de turismo de aventura, é reconhecida pelo acesso a trilhos de caminhada, desportos aquáticos, rafting e canoagem, bem como pelo esqui e o snowboard.
Santiago Ascenço
“Fiz um bloco excelente de treinos, sem lesões, sem muitas viagens…consegui ficar em casa estabelecendo um boa rotina.”
Reinaldo Colucci
“Começar o ano competindo Pucon logo agora no início de Janeiro sempre se reflete em um bom condicionamento para o restante da temporada.
Consegui fazer bons treinos de bike e corrida específicas para encarar o percurso com subidas da prova…estou me sentido bem para brigar pelas primeiras colocações no domingo.”
No feminino a também brasileira olímpica Luisa Baptista faz sua estreia no Chile e nínguem duvide da sua vitória. A paulista já mostrou que anda muito na meia distância, conquistando o vice-campeonato em Cascais no ano passado.
Danilo Melo
“ Venho de uma boa sequência de treinos, aproveitei a pandemia para fazer um ciclo a longo prazo, visando um Full distance nesse ano de 2022, provável ainda no primeiro semestre. Consegui treinar consistente nesses 2 anos, e principalmente sem lesões o que me atrapalhou no passado. Para Pucon, espero fazer uma prova consistente nas 3 modalidades , mas principalmente conseguir entregar um bom combo bike + corrida para conseguir tirar o déficit na natação. A principal dificuldade vai ser a falta de ritmo de competição, o 70.3 Pucon é por enquanto a única prova com elite na América do Sul “
Luisa Baptista
“Será minha estreia em pucon, ano passado fiz duas provas de meia distância, o challenge Mallorca e o 70.3 de cascais em Portugal, essas provas se deram como o start da minha preparação pra 2022, juntamente com o campeonato brasileiro de triathlon. Espero fazer uma boa estreia neste ano nas provas longas, começando com pucon, acredito estar bem preparada para competir lá e apesar da distância ser diferente a periodização não mudou muito do meu foco, que são as provas curtas (olímpicas), onde estarão meus objetivos principais no ano.
Neste 2022 estarei treinando sob a supervisão do técnico Brett Sutton, onde espero amadurecer muito no esporte. O ano está só começando e muitas coisas boas estão por vir.
Gostaria de agradecer a minha equipe o SESI-SP por toda estrutura dada no dia a dia e meus patrocinadores oficiais a FILA, MRV, Woom, Z2, exército brasileiro e a confederação brasileira de triathlon (CBTRI) que me acompanharão em 2022.”
Confira o start list aqui