Brasileiros superam gringos no Ironman 70.3 Florianópolis

[sam_pro id=0_5 codes=”true”]

 

O dia amanheceu com uma luz maravilhosa, um mar mexido e com um pouco de correnteza, mas foi um grande dia para todos os competidores em Floripa. Principalmente aqueles que estarão competindo em 5 semanas no Ironman Brasil, podendo, hoje, saborear e fazer um treino de luxo para o grande Full Ironman Brasil que acontece dia 27 de maio.

Na manhã deste domingo, o Meio Ironman ou oficialmente o Ironman 70.3 Florianópolis, o desafio foi de 1900m de natação na Praia dos Ingleses, 90 km de ciclismo, praticamente no tradicional percurso do Ironman Floripa e finalmente os 21km de corrida, também nas redondezas da Praia dos Ingleses, em um circuito de 3 voltas de 7km.

Com largada as 6h30 para os profissionais homens e 6h35 para as mulheres mais rápidas da elite, os primeiros a apontar na areia para a longa transição dentro do Oceania Park Hotel, foram o brasileiro Bruno Joaquim, seguido de um pelotnao que incluia o americano Tim O’Donnell, um dos favoritos da prova.

 

Galeria: Ironman 70.3 Florianópolis

 

Durante os 90km de bike o que se viu foi uma força impressionante do brasileiro Igor Amorelli, grande favorito e local da região. Com uma natação abaixo do seu padrão, ele saiu atrás do grupo principal, mas logo no início do ciclismo veio num ritmo alucinante e na primeira subida da SC 401, rodovia principal, ele deu um tchau para todos, seguindo com a sua máquina na liderança. No final dos 90km ele tinha mais de 5min de vantagem para O’Donnell, Fernando Toldi e o pelotão perseguidor.

Com uma boa corrida, ele não foi ameaçado em nenhum momento chegando tranquilo para a vitória no Meio Ironman inaugural, agora mais do que nunca, na grande Florianópolis, a terra do Ironman.

Tim O’Donnell, campeão do Ironman Brasil em 2013, vindo de uma fratura no pé fez o suficiente para ficar com o vice-campeonato, com o “voador” Iuri Vinuto em terceiro. Santiago também com ótima corrida foi o quarto, com Toldi em quinto. Vinuto e Santiago vieram de trás ultrapassando Toldi na última volta da meia maratona.

Com uma chegada emocionante, Amorelli mostrou que evoluiu na corrida com a parcial de 1h17min, entregando um pedal monstruoso, em outro nível dos demais competidores.

 

Igor Amorelli liderando no km 40 na Av. Beira Mar. Foto: @rodpix / Tri Sport Magazine

 

 

Vitória apertada
No feminino a disputa foi apertada e muito emocionante. Pâmella Oliveira, ex-nadadora, aproveitou o mar mexido e a sua qualidade, para abrir boa vantagem sobre suas principais adversárias. Somente a americana Lauren Gross, conseguiu não ficar muito para trás depois dos 1900m nadados. Bia Neres veio em terceira, com uma boa natação.

Pâmella seguiu na força e conseguiu fazer fluir bem o seu ritmo, chegando com quase 2min de vantagem na transição. Mais atrás a americana Lauren Gross perdia o ritmo e era ultrapassada pela paulistas Bruna Mahn e Bia Neres. Luisa Cravo vinha na quinta posição, não muito distante.

Na corrida final já era possível perceber que a disputa seria apertada. Pâmella liderava no km 3 com pouca vantagem, Bruna vinha na cola cerca de 1min30s atrás e Bia Neres apenas 20s depois.

Bia grudou em Bruna e as duas foram juntas à caça de Pâmella. Nos últimos metros a diferença era muito pequena. Bia deu uma boa quebrada e tudo parecia que seria decidido no sprint. Mas a capixaba Pâmella Oliveira segurou na raça e venceu. Bruna Mahn veio apenas 11s depois com Bia Neres na sequência. A carioca Luiza Cravo fechou na 4ª colocação, menos de 1min atrás de Bia, superando a americana Nicole Valentine. Um show das brasileiras.

 

[table id=158 /]

 

Pâmella Oliveira, a grande campeã do Ironman 70.3 Florianópolis

 

 

 

 

 

 

[sam_pro id=0_27 codes=”true”]

Redação

redacao@golonger.com.br