Os brasileiros Fernando Toldi e Igor Amorelli foram 6º e 8º colocados respectivamente
Neste domingo, os britânicos Tom Bishop e Lucy Byram conquistaram vitórias no Bci Challenge Puerto Varas, no Chile, em 03:45:01 e 04:15:52 respectivamente, ambos batendo os recordes do percurso estabelecidos no evento inaugural do ano passado.
Após a natação de 1.9km no Lago Llanquihue, Bishop foi o segundo melhor na água, atrás do local Vicente Trewhela que foi o primeiro a sair da água em 23:16, mas conseguiu rapidamente subir para o primeiro lugar na bike onde ficou para o restante do ciclismo de 90 km.
O britânico entrou na zona de transição correndo com uma grande vantagem sobre o segundo colocado Mitch Cunningham, da Austrália, e conseguiu manter seu domínio até a linha de chegada. Bishop estabeleceu um novo recorde do percurso, em 3:45:01, batendo mais de três minutos do tempo de vitória inaugural de Sam Long, de 3:48:48.
A corrida de 21 km definiu o pódio. O americano Matt Hanson (também segundo no ano passado) subiu sete posições do oitavo lugar na T2, com a corrida mais rápida do dia (1:11:56) para ficar em segundo com o tempo de 3:50:49. Cunningham fechou o pódio com 3:52:33.
O argentino Luciano Taccone (3h53min02seg) e o chileno Martin Ulloa (3h54min07seg) foram os melhores sul-americanos a completar os cinco primeiros. Os brasileiros Fernando Toldi e Igor Amorelli foram 6º e 8º colocados respectivamente.
Bishop disse que gostou muito do dia e do percurso: “Adorei, foi incrível, estive aqui a semana toda e mal podia esperar para fazer o percurso hoje. A natação foi fantástica, a bike estava muito rápida, as estradas são muito suaves. Eu tive que ir duro no início para tentar obter uma vantagem e saí da bike com uma vantagem decente e eu só queria manter e as pessoas ao redor estavam me pressionando para ir o mais forte que eu pudesse, então realmente queria chegar alguns bons pontos para o ranking PTO e estou muito feliz com o dia!”
MULHERES
Na prova feminina, Lucy Byram conquistou a vitória com o tempo recorde de 4h15min52seg, batendo em mais de 14 minutos o recorde do percurso estabelecido por Haley Chura no ano passado e, no processo, relegando Chura ao segundo lugar geral neste domingo, com o tempo de 4:19:33. Chura melhorou o seu tempo em relação ao ano passado (4:30:29), no entanto, não conseguiu manter a grande vantagem com que começou após uma incrível natação de 24:51 e foi ultrapassada pela nova rainha de Puerto Varas na T2. Byram tornou-se inatingível na corrida muito difícil e colocou quase quatro minutos à frente de Chura para levar a coroa na cidade à beira do lago.
O terceiro lugar ficou com a compatriota Laura Siddall (4h21min29seg) e a estrela chilena Barbara Riveros (4h35min47seg) ficou com o quarto lugar, seguida pela sua compatriota, a surpreendente Francisca Garrido (4h36min49seg) para completar as cinco primeiras mulheres de elite.
Byram disse que foi uma prova difícil: “É incrível vencer, mas foi uma prova muito difícil, eu estava perseguindo Haley o tempo todo na primeira metade da bike e ela tornou a prova muito difícil! Tentei abrir espaço para ela no caminho de volta para tentar obter um pouco de espaço para a corrida, o que consegui fazer e, em seguida, segurei a lacuna na corrida.
Os resultados completos da prova estão disponíveis AQUI.