Svenja Thoes comemora a conquista, sobe ao pódio, mas teve sua vitória retirada poucas horas depois
Realizado neste domingo, na categoria Profissional Feminina, o Ironman Cork (Irlanda) – 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida – teve como a primeira atleta a cruzar a linha de chegada a alemã Svenja Thoes (na foto de abertura), em 9:24:54 horas. Entretanto, os resultados online da IRONMAN, já após a cerimônia do pódio, não incluíram Thoes, como podemos ver abaixo:
Horas depois, os oficiais do Ironman divulgaram uma explicação que observou que eles de fato desqualificaram a triatleta alemã por possível auxílio externo, mas sem especificar o que teria ocorrido:
“Os oficiais da prova notaram um caso de suposta assistência externa relacionada a atleta profissional, Svenja Thoes, durante o IRONMAN Ireland, Cork no domingo, 14 de agosto de 2022. Após a investigação dos oficiais da prova, a atleta recebeu uma desqualificação pós-competição. O processo permanece aberto à atleta de acordo com as regras regulamentares da competição, após o que os resultados serão finalizados.”
Simone Mitchell, da Grã-Bretanha, então vice-campeã do evento, passou a ser a campeã, com Laura Zimmerman, da Alemanha, sendo a vice. Quem passou a ocupar a 3ª posição foi a britânica Chantal Sainter. Uma atleta a se destacar é a japonesa Ai Ueda, muito conhecida por sua história no Circuito da World Triathlon, que fez a prova e conquistou a 8ª colocação.
As duas vagas disponíveis para o Mundial de Ironman deste ano ficaram com Simone Mitchell e Chantal Sainter, já que Laura Zimmerman já tinha a vaga.