Evento, que é o fechamento do Circuito Mundial de triathlon, não poderá ser realizado no Canadá
A ITU (União Internacional de triathlon) divulgou um comunicado cancelando a chamada “ITU Grand Final”: “Com a saúde e a segurança de nossos atletas e da comunidade como nossa principal prioridade, e com base na diretiva da médica chefe de saúde de Alberta, Canadá, os organizadores da 2020 World Triathlon Grand Final Edmonton anunciam que evento, previsto para 17 a 23 de agosto, em Edmonton, Alberta, infelizmente, não ocorrerá em 2020.
A médica chefe de saúde de Alberta, Dra. Deena Hinshaw, esclareceu nesta quinta-feira, dizendo: as restrições de aglomerações em massa atualmente em vigor, também se aplicam a todos os eventos ou festivais de verão em Alberta. Essas restrições proíbem reuniões de mais de 15 pessoas e exigem que as pessoas reunidas em grupos com menos de 15 integrantes mantenham uma distância de dois metros uma da outra.’
Os organizadores de Edmonton, o Triathlon Canadá e a World Triathlon, desejam compartilhar sua profunda decepção por este evento não poder ocorrer conforme o planejado, apesar de todos os esforços de todas as partes envolvidas, mas entendem perfeitamente que a atual situação global com o surto de COVID-19 torna impossível que o evento aconteça nesta fase.
O World Triathlon, juntamente com o Comitê Organizador de Edmonton, a cidade de Edmonton e todas as partes interessadas e os parceiros da comunidade continuarão a trabalhar juntos para encontrar novas opções para o evento ocorrer no futuro, quando for seguro fazê-lo.
O World Triathlon está trabalhando agora com a WTS (World Triathlon Series), bem como com as Federações Nacionais e parceiros, para reagendar alguns eventos no final do ano em curso, quando for seguro e justo fazê-los, com o objetivo de oferecer aos atletas de todos em todo o mundo, a oportunidade de competir o mais rapidamente possível.”