Entenda as causas, local da dor e tratamentos
A reposta é não! São 2 lesões muito comuns em corredores, principalmente em iniciantes, onde a região dolorida é a parte anterior da canela. Apesar de muita gente confundir canelite e dor no tibial anterior, elas tem causas, local da dor e principalmente tratamentos bem diferentes.
Dor no tibial anterior
O local da dor é na parte externa da canela, ao levantar o pé você poderá senti-lo.
A causa da dor é geralmente fraqueza ou excesso da utilização desta musculatura durante a corrida.
O tratamento é feito através do alongamento e fortalecimento músculo tibial anterior
Canelite ou síndrome do estresse medial
O local da dor é na parte interna da perna (onde é possível ver o osso da tíbia), mais exatamente no periósteo ( fina camada de tecido que cobre a maior parte externa do osso).
Neste tipo de lesão ocorre uma reação óssea à sobrecarga devido aos seguintes fatores:
*Aumento brusco de volume eou intensidade dos treinos
* Fraqueza do músculo sóleo e flexores plantares
*Corrida em terrenos irregulares e muito duros .
O tratamento da canelite é feito com gelo na fase aguda, melhora da absorção do impacto através da melhora da biomecânica da corrida e fortalecimento dos músculos da panturrilha e musculatura intrínseca do pé ( footcore).
O retorno ao esporte tem que ser lento e gradual. O ideal é retornar com 50% da carga de treino e progredir não mais de 10% por semana.
Cuidado! A canelite quando não é tratada corretamente pode evoluir para uma fratura por estresse, em que o tempo de recuperação e afastamento do esporte é bem maior. Na dúvida, procure a orientação de um fisioterapeuta eou ortopedista.
Bons treinos
Fabíola Vieira
fisioterapeuta
Triatleta amadora