Autoliv e POC unem forças para desenvolver capacete com airbag integrado
A Autoliv, líder em sistemas de segurança automotiva, e a POC, líder global em esportes de neve e proteção de ciclismo, uniram forças para estudar e desenvolver capacetes de ciclismo equipados com tecnologia de airbag para melhorar a proteção da cabeça e reduzir as consequências de um impacto.
Lesões na cabeça são responsáveis por metade das lesões mortais de ciclistas. Embora esteja estabelecido que os capacetes são benéficos para a segurança da cabeça, o último relatório de segurança da bicicleta da companhia de seguros sueca Folksam argumenta que a eficiência de absorção do capacete ainda pode ser muito melhorada, especialmente quando ocorrem colisões com um carro em velocidades acima de 20 km/h
A POC e a Autoliv estão trabalhando juntas para avaliar o potencial do uso da tecnologia de airbag em capacetes. O airbag atuaria como o absorvedor de energia inicial, enquanto o capacete subjacente seria o absorvedor de energia seguinte.
“Depois de realizar um pré-estudo, os resultados mostraram que a adição da tecnologia de airbag na parte superior do capacete pode contribuir significativamente para melhorar o desempenho de segurança, especialmente em impactos lineares. Estima-se que o risco de um ciclista sofrer ferimentos moderados (por exemplo, concussão leve) a fatal na cabeça seja reduzido de 80% para 30% em um impacto de 20 km/h”, diz a Dra. Cecilia Sunnevang, vice-presidente de pesquisa da Autoliv.
“Nossa missão de segurança impulsiona tudo o que fazemos e sempre desafiamos o pensamento convencional para melhorar a proteção. Os capacetes são testados e certificados em um ambiente de laboratório e nunca podem abordar totalmente todas as variáveis do mundo real de acidentes de bicicleta. Juntamente com a Autoliv, que é mundialmente conhecida e possui algumas das instalações de teste e pesquisa mais avançadas no campo, embarcamos em uma jornada de desenvolvimento com tecnologia de airbag, perguntando a nós mesmos o que poderia ser feito para se destacar nos cenários de teste atuais e impulsionar o envelope para uma capacidade de absorção de choque ainda maior”, diz Oscar Huss, Diretor de Produto, POC.