Por R$ 900 milhões, a Centauro se torna distribuidora exclusiva da marca
O grupo SBF, controlador da Centauro anunciou nesta quinta-feira (6) o início de uma parceria estratégica com a marca de artigos esportivos Nike, tornando-se distribuidora exclusiva de seus produtos no Brasil pelo período inicial de dez anos. A notícia foi dada pelos principais veículos brasileiros de economia, e destacamos o conteúdo do InfoMoney:
Por R$ 900 milhões, sujeitos a ajuste, a Centauro se compromete a adquirir a totalidade e de quotas representativas do capital social da Nike no Brasil, o que exclui direitos sobre propriedade intelectual, mas inclui capital de giro, estoque e “determinados ativos fiscais”, de acordo com comunicado ao mercado.
A Nike do Brasil teve receita operacional líquida de aproximadamente R$ 2 bilhões no exercício social encerrado em 31 de maio de 2019. A transação de R$ 900 milhões será financiada, em parte, por financiamento contratado pelo Santander, Itaú e Bradesco. Outra parcela será desembolsada pelo próprio SBF.
Pelo acordo, a Centauro poderá operadora direta e exclusiva do canal de vendas eletrônico nike.com.br por dez anos e, por cinco anos renováveis, poderá abrir lojas físicas monobrand. Há 24 lojas Nike Factory espalhadas pelo país atualmente.
O acordo ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a condições de fechamento dos ativos a serem adquiridos.
Para a marca americana, trata-se de parte da estratégia de expansão na América Latina. No Chile e Uruguai, um acordo similar foi celebrado com o Grupo Axo.
“A Nike detém negócios de distribuição bem-sucedidos ao redor do mundo e expandir o modelo para o resto da América do Sul ajudará a gerar crescimento sustentável e lucrativo”, disse o presidente da Nike Elliott Hill.
Fonte: InfoMoney