Cervélo Caledonia, uma endurance road

A bike aponta para um futuro de bicicletas de estrada onde aerodinâmica e rigidez se combinam em um único modelo

Este ano a empresa canadense Cervélo lançou a Caledonia e há duas versões do quadro, para diferentes inclinações de desempenho: o Caledonia 5 tem perfis aerotimizados e cockpit integrado, enquanto o Caledonia padrão usa formas mais convencionais.

A bike aponta para um futuro de bicicletas de estrada onde aerodinâmica e rigidez se combinam em um único modelo. O nome inovador deriva da estrada da Caledônia, no QG de Cervélo em Toronto, famosa por suas más condições para a prática do ciclismo. O modelo foi inspirado na Cervélo R3 Mud, na qual Johan Van Summeren ganhou a Paris-Roubaix 2011. A R3 Mud expandiu a folga do pneu para um pneu tubular de 30 mm – enorme em 2011, uma época em que a maioria dos ciclistas ainda usava 23s como padrão e 25s para dias mais difíceis. A edição Mud R5 também introduziu um pouco mais de conformidade do que o R3 padrão, para melhorar o conforto da pedalada. A Caledonia é otimizada para pneus grandes, com até 35 mm.

A Cervélo diz que a nova Caledônia imita as mesmas características de rigidez lateral da Aspero, enquanto a rigidez de torção se aproxima das bicicletas da série R. O objetivo da empresa foi fazer uma bicicleta que pudesse atender às necessidades dos ciclistas do “mundo real” e ainda atender aos requisitos de um ciclista profissional.

“Todas as formas dos tubo da Caledônia vêm de nossa ‘biblioteca’ de tubos. Milhares de iterações projetadas internamente como os blocos de construção do projeto, levando em consideração a força, a conformidade, o peso e até a aerodinâmica. Visamos obter valores de rigidez e torção absolutamente iguais aos das nossas bicicletas de estrada, de modo que a Caledonia é uma bike profissional rígida onde precisa estar”, declarou a Cervélo.

Pesos
Caledônia 5 – quadro: 936g, garfo de 370g
Caledônia – quadro: 1.031g, garfo de 432g

Preços e modelos disponíveis
Visite cervelobr

Abaixo, assista o teaser de lançamento.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com