Foi realizado neste domingo, dia 15, na Holanda, o Challenge Almere-Amsterdam, válido como Campeonato Europeu de Longa Distância – ETU. Foi uma bela prova, com direito a Sub 8 para a distância de 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida. O autor da marca foi o sul-africano Matt Trautman, que estabeleceu o tempo espetacular de 7:50:15 e quebrou o recorde do evento. Entre as mulheres, a campeã foi a veterana holandesa Yvonne van Vlerken (na foto de abertura), em 8:56:10, que se despediu das longas distâncias no evento.
Homens
Durante a natação, o britânico Kieran Linders dominou e depois de 46:51 minutos foi o primeiro a sair da água. Mais de um minuto depois, vieram Georgii Kaurov e Aliaksandr Vasilevich, e mais um minuto depois todos os favoritos se seguiram.
A maioria dos favoritos se encontrou rapidamente na bike e um grupo de cinco ciclistas foi formado: Thomas Steger, Matt Trautman, Kristian Hogenhaug, TomasRenc e Sven Strijk. Evert Scheltinga, o atleta holandês com melhores probabilidades, não se juntou a este grupo pois foi forçado a parar a prova, por causa de dois pneus furados. Os cinco principais atletas permaneceram juntos por um longo tempo, até Trautman e Hogenhaug aumentarem o ritmo faltando cerca de trinta quilômetros pela frente. “Eu apenas continuei pressionando”, disse Trautman depois da competição.
Os dois líderes finalmente voltaram juntos para a zona de transição, mas foi Trautman quem tomou a iniciativa na corrida. Em pouco tempo, logo ficou claro que o sul-africano estava no caminho de um novo recorde, que desde o ano passado estava nas mãos de Jaroslav Kovacic (7:55:44). A cada volta, Trautman aumentava sua liderança e buscava o recorde. Hogenhaug conseguiu acompanhar de perto, a apenas meio minuto, até os últimos dez quilômetros. Foi quando Trautman fez a diferença, para finalmente terminar com a marca espetacular de 7:50:15. “Foi um dia incrível. Minha natação foi boa, minha bicicleta esteve forte e os primeiros 21 quilômetros de corrida correram bem. Depois disso comecei a sofrer, mas adorei essa vitória. Isso é muito legal”, revelou o campeão.
Kristian Hogenhaug seguiu em segundo lugar, apenas 3:37 minutos depois de Trautman e, portanto, como campeão europeu, já que é dinamarquês. “Tenho sentimentos confusos. De alguma forma é uma pena que eu não tenha vencido a corrida, mas Matt estava um pouco melhor. Mas, o título europeu me deixa muito feliz: é fantástico”, disse ele. O bronze geral foi para o tcheco Tomas Renc (+ 10: 29), que levou a prata no Campeonato Europeu. Morten Brammer Olsen (+11: 11) ficou em quarto lugar geral, mas em terceiro no Campeonato Europeu.
Mulheres
Na prova feminina, depois de uma parte de natação muito forte, a holandesa Sarissa de Vries fez os 3,8 quilômetros em 51:29 minutos, e estabeleceu uma grande vantagem sobre todas as competidores. Yvonne van Vlerken, por exemplo, estava quase a 8 minutos neste momento. Essa diferença só aumentou durante o ciclismo. Isso porque de Vries é muito forte na bike e se refletiu no tempo dela: 4:38:06 para 180km! Van Vlerken entrou na T2 em segundo lugar, a mais de quinze minutos de Vries. Algo difícil de ser tirado, mas nano impossível num evento full distance.
Na maratona, esse cenário mudou drasticamente, pois De Vries não conseguiu manter seu pace e perdeu muito ritmo. “Senti muita dor e simplesmente não conseguia ir mais rápido. Especialmente na última volta, pensei que não chegaria ao fim”, disse ela em lágrimas após a corrida.
Faltando 10km para o final, Van Vlerken já havia passado de Vries. Seu atraso de quinze minutos desapareceu e virou uma grande vantagem. Após 8:56:10, Yvonne van Vlerken coroou sua prova de despedida das longas distâncias com a vitória, título europeu e holandês. “Isso é… eu não tenho palavras para isso”, ela gaguejou imediatamente após a competição. Adicionado em lágrimas: “Isso é tão importante. Eu queria tanto terminar minha carreira de uma maneira bonita. E isso aconteceu agora.”
Lina-Kristin Schink passou por Vries na fase final da corrida e terminou em segundo, 15:17 minutos atrás de Van Vlerken. O bronze ficou com uma fatigada Sarissa de Vries. Ela ficou 16:19 minutos atrás de Van Vlerken. “Ainda não parece, mas sem dúvida ficarei muito feliz com este terceiro lugar mais tarde.”