A décima edição do Challenge Wanaka realizado na Nova Zelândia, neste sábado na terra dos Kiwis, madrugada aqui no Brasil, teve a vitória do atleta local Dougal Allan e da holandeza Yvonne Van Vlerken.
Wanaka é conhecida como uma das provas mais bonitas do mundo e também um dos percursos mais duros do circuito, que oferece na prova a distância Longa, de 226km (3.8k natação + 180km Bike+ 42km corrida) e também na Meia Distância – 113km.
Em um dia tipicamente neozelandês, com as 4 estações, mais de 1600 triatletas enfrentaram um mar mexido, vento forte no ciclismo, frio e chuva/sol na maratona. O visual? Magnífico.
Veja as fotos aqui: Galeria Challenge Wanaka 2016
O kiwi Dougal Allan venceu combinando o melhor pedal do dia para os 180km com a parcial de 4h36 e uma excelente maratona, após um natação com défcit de 11minutos para o líder Dylan Mcneice – atual campeão da prova.
No final do ciclismo, Allan já era o segundo colocado, atrás apenas do alemão “ciclista” Mike Twelsiek, melhor sobre as duas rodas no último mundial de Ironman, realizado em outubro passado, no Havaí.
Allan ultrapassou Mike no km 14 da maratona – correndo em direção a sua primeira e emocionante vitória em Wanaka. O alemão segurou o vice-campeonato com a pressão de outro neozelandês, o atleta Matt Russel que completou o pódio menos de 2 minutos depois.
No feminino após a desistência da neozelandeza Gina Crawford na etapa do ciclismo, a disputa ficou entre as atletas Yvonne Van Vlerken da holanda e Laura Siddal da Inglaterra, que duelaram na etapa sobre duas rodas com uma pequena vantagem para a inglesa, chegando na transição (t2), com 3 minutos de vantagem.
Na maratona Van Vlerken mostrou o seu talento, assumindo a liderança no km 12 da corrida e partiu para vitória fechando com o excelente tempo de 9:26:50, com Siddal em segundo e a australiana Meridith Hill em terceira, completando o pódio.