Francês Leon Chevalier e chilena Barbara Riveros são os campeões do desafio que inclui a mítica escalada do Tour de France
Quinta-feira não é um dia comum para se realizar um triathlon, mas, para um evento que foge do padrão, é um bom dia para isso. Não bastasse o dia da semana, a distância diferenciada (2,2 quilômetros de natação, 118 quilômetros de ciclismo e 20 quilômetros de corrida) e o percurso de ciclismo – e de corrida também – fazem do Triathlon l’Alpe d’Huez uma prova ímpar e icônica.
Prova que no passado já foi vencida pelos brasileiros Reinaldo Colucci e Marcus Ornellas, consagrou nesta quinta o francês Leon Chevalier e a chilena Barbara Riveros, esta, grande conhecida do público brasileiro.
HOMENS
Como esperado, Chevalier (foto abaixo) teve uma natação deficitária em relação a seus oponentes, mas, depois que calçou as sapatilhas, dominou o duro circuito e a mítica subida como ninguém nesta quinta, com um tempo de bicicleta de 3h52min49s, ele abriu uma vantagem de 15 minutos sobre o segundo colocado.
Durante a etapa de corrida, Chevalier aproveitou visivelmente o percurso ainda difícil e sua liderança nunca mais esteve em perigo. Quando cruzou a linha de chegada após 5h41min13s, teve que esperar muito tempo para que seu compatriota Simon Viain terminasse em segundo lugar, com o tempo de 5h59min11s. O espanhol Albert Moreno Molins terminou em terceiro, com 6h01min37s. Um dos favoritos ao título, o americano Sam Long, não completou a prova.
MULHERES
Na categoria Feminina, a veterana Barbara Riveros surpreendeu fortes nomes presentes e venceu a prova. Com sua experiência da World Triathlon, onde, vale ressaltar, não é dominante nesta modalidade, saiu à frente já na etapa de natação, junto com a francesa Lena Vaillier, em pouco mais de 30min.
No ciclismo, assumiu de vez a responsabilidade da prova e alargou sua vantagem, mantendo a frente na corrida e fechando o dia em 6h35min, uma boa vantagem sobre a alemã Svenja Thoes, que terminou em segundo com 6h43min39s. Alexandra Tondeur terminou em terceiro com, 6h55min08s.
A brasileira Gisele Bertucci, única representante do Brasil na Categoria Elite, foi a 21ª colocada.