Ciclista suspenso por ajudar o filho, triatleta, a se dopar

Ex-ciclista olímpico, austríaco pega gancho de dez anos por orientar o filho a violar as regras antidoping

O austríaco Johann Lienhart, que participou de três edições de Jogos Olímpicos e fez parte da equipe de contrarrelógio que conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial de 1987, foi banido por 10 anos por “incentivar, orientar e ajudar seu filho a violar as regras antidopagem”, afirma o Comitê Jurídico Antidopagem da Áustria (ÖADR).

De acordo com o ÖADR, Lienhart forneceu a seu filho Florian (triatleta), eritropoietina (EPO), somatropina e testosterona, de dezembro de 2018 a março de 2019. A suspensão de dez anos de Johann Lienhart dura até 21 de junho de 2030.

Segundo o Tri-Mag.de, Florian Lienhart testou positivo para EPO no campeonato austríaco de cross-triathlon em 25 de maio de 2019 e novamente em um triathlon em Neufeld, na Áustria, em 9 de junho. De acordo com a publicação alemã, o atleta de 25 anos, que representou um clube alemão de triathlon no ano passado e foi envolvido durante a “Operação Aderlass” – uma investigação sobre doping de sangue por ciclistas, esquiadores de cross country e triatletas, realizada por um médico alemão chamado Mark Schmidt, em Erfurt, Alemanha. A suspensão de quatro anos de Florian Lienhart dura até 2 de fevereiro de 2023.

Redação

press@trisportmagazine.com