A importância da profilaxia para evitar a Síndrome do Estresse Tibial Medial
Por Kildare Cardoso
Nos últimos anos houve uma ascensão das corridas de rua e, junto dela, um exponencial de lesões em corredores, principalmente de longa distância; dentre tais patologias destaca-se a famosa Síndrome do Estresse Tibial Medial (SETM) ou popularmente chamada de “Canelite”, caracterizada como uma lesão na camada externa da tíbia, causando dor na região posteromedial, com tamanho de aproximadamente ≥ 5cm.(Lopes et al 2021).
Segundo Lopes, tal estresse em região de tíbia, acontece devido ao impacto dos pés em contato repetitivo no solo na fase de apoio, aumentando de 3 a 8 vezes com relação à caminhada.(2021).
Yamato, et al. (2011), afirma que a maioria das lesões que acometem os corredores de rua não está relacionada a nenhum evento especifico direto, como um trauma ou fratura, pelo contrário, o mais comum é que as lesões sejam provocadas por excesso de esforço em uma determinada estrutura.
Referência
LOPES, Iagor et al. Abordagem fisioterapêutica no tratamento da síndrome do estresse tibial medial – canelite em corredores de rua. Research, Society and Development, v. 10, n. 10
Kíldare Cardoso é Fisioterapeuta Especialista em Atividades Físicas para Grupos Especiais e Traumatologia e Ortopedia; Mestre em Biotecnologia PPBioTec em Desenvolvimento de Bioprodutos; e Bikefitter da Tork Fisioterapia e Bikefit.
Abaixo, confira cinco exercícios que vão te ajudar a prevenir a canelite.
@kilcardosofisio