Esquiador austríaco é condenado a cinco meses de prisão por doping
O esporte em questão não é o triathlon, mas vale o registro pois o tema interessa a todas as modalidades. O esquiador austríaco Dominik Baldauf, foi condenado a cinco meses de prisão pelo Tribunal Regional de Innsbruck, na Áustria, por séria fraude esportiva; informação divulgada pelo La Vanguardia.
Esta sentença em primeira instância não implica sua prisão, mas ele passará cinco meses da sentença em liberdade condicional. Tanto a promotoria quanto o advogado de Baldauf anunciaram que recorrerão da sentença.
O atleta de 27 anos se declarou culpado, em parte, pelas acusações durante o julgamento realizado nesta terça-feira e admitiu ter feito doping sanguíneo e utilizado hormônios de crescimento.
Baldauf foi um dos nove presos em uma operação antidoping realizada pela polícia alemã e austríaca no final de fevereiro passado, durante o Campeonato Mundial de Esqui Nórdico em Seefeld (Áustria).
O esquiador de cross-country reconheceu ter recorrido ao doping no sangue em 2016 e em 2017 o uso de hormônios foi adicionado. Ele disse que não pretendia ganhar mais dinheiro, mas mostrar todo o seu potencial nas Copas do Mundo que foram disputadas em seu país.
A promotoria disse que com o doping havia cometido fraude com seus patrocinadores. Além da condenação, Baldauf já foi sancionado pelas autoridades antidopagem austríacas com quatro anos de suspensão, até fevereiro de 2023.
Fonte: La Vanguardia