Collin Chartier surpreende e é campeão do PTO US OPEN Dallas

Os brasileiros André Lopes e Reinaldo Colucci não completaram a prova e, agora, rumam para o Hawaii, em busca do sonho de Kona 2022

Realizado em Dallas neste domingo, o PTO US OPEN – Categoria Masculina – foi vencido pelo o americano Collin Chartier, que estará competindo no Mundial de Ironman, dia 8 de Outubro.

Um mês atrás, Chartier venceu o IRONMAN Mont-Tremblant, no Canadá, e levou o prêmio de US $ 15.000 pelo esforço de mais de oito horas. Na prova da PTO (Organização dos triatletas profissionais) ele precisou de 3:37:18 para embolsar a quantia de US $ 100.000. Ano que vem a PTO planeja mais etapas de suas provas, e os triatletas profissionais agradecem.

Na etapa de natação, com 2km de distância, o uso de wetsuit não foi permitido (27°C era a temperatura da água), e o australiano Aaron Royle foi o primeiro a emergir do Lago Carolyn, em 26:38, mas logo atrás vieram Sam Laidlow (FRA), Ben Kanute (EUA) e Daniel Bækkegård (DIN). Lionel Sanders (CAN) e Sam Long (EUA), apontados como candidatos ao título, já vinham mais de dois minutos atrás.

No percurso de 80km de bike, Laidlow assumiu a ponta no km 20, seguido de perto pelo alemão Florian Angert, que no quarto final da prova tomou a liderança e levou assim até a T2. Laidlow foi pego pelo grupo formado Long, Ditlev e o surpreendente Chartier.

Sam Long fez a transição mais rápida do bloco da frente, em 37 seg, não optando por colocar meias, e partiu à caça de Angert. O calor de 40ºC já cobrava seu preço e visivelmente muitos atletas começavam a quebrar. O percurso de 18km de corrida é praticamente plano e Long assumiu a liderança pouco antes do final da primeira volta e, nesta fase inicial, demonstrava bastante força e ritmo. Ditlev vinha em 2º e Chartier em 3º, mas os três primeiros praticamente corriam no mesmo ritmo, até que no início da quarta volta Chartier, com passadas curtas, mas eficientes, aumentou o ritmo, ultrapassou Ditlev e partiu em busca de Sam Long, que ainda tentou acompanhar seu compatriota, mas não conseguiu, destinando suas forças para manter o 2º lugar, que não também não foi possível, já que Ditlev o ultrapassou nas últimas centenas de metros, conquistando assim o vice-campeonato.

Abaixo, confira os resultados e, na sequência, o “Quick highlights” da prova. Os brasileiros André Lopes e Reinaldo Colucci não completaram a prova e, agora, rumam para o Hawaii, em busca do sonho de Kona 2022.

Resultados

1. Collin Chartier (EUA) – 3:17:17

2. Magnus Ditlev (DIN) – 3:17:59

3. Sam Long (EUA) – 3:18:09

4. Sam Laidlow (FRA) – 3:20:29

5. Florian Angert (ALE) – 3:21:14

6. Kristian Hogenhaug (DIN) – 3:21:28

7. Aaron Royle (AUS) – 3:21:33

8. Pieter Heemeryck (BEL) – 3:22:27

9. Mike Noodt (ALE) – 3:22:36

10. Pablo Dapena (ESP) – 3:22:56

Redação

press@trisportmagazine.com