Como a dor de cabeça pode influenciar sua performance

No Triathlon, qualquer atleta que tenha essas disfunções tem sua performance diminuída

Por Guilherme Guida

Como a dor de cabeça pode influenciar sua performance? Existem diversos tipo de dores de cabeça ou cefaléias, pela própria OMS são varias classificações.

As classificações podem vir de acordo com: Tipo, localização, causas, tecido, freqüência etc. Porém, vou dividir elas em dois tipos: Primárias e Secundárias.

PRIMÁRIAS
Decorrem por disfunções neurais que têm início nos complexos trigeminais que estão no crânio e cervical.

O Trigêmeo também é responsável pela inervação dos músculos que são responsáveis pela função da ATM, o qual podem gerar hiperatividade desses músculos, mais tensões cranianas e dores musculares na cabeça, inclusive alguns sintomas como fotofobia, rinite, sinusite, olho seco e até alteração da capacidade de dilatação da pupila.

No Triatlhon qualquer atleta que tenha essas disfunções tem sua performance diminuída devido às transições água, bike e corrida com dificuldades de visão e respiração, o que pode comprometer e muito a performance quando falamos de atletas profissionais que lutam por segundos de diferença.

SECUNDÁRIAS
Estão mais associadas a problemas em outros sistemas, os quais por ligação referem dor na cabeça de diversos tipos.

Algumas possíveis causas como má alimentação, que causa problemas estomacais, alterações de fígado e vesícula que causam sintomas de dores de cabeça quando estão sobrecarregados.

Relações do sistema musculoesquelético podem acontecer com alterações dos captores posturais (ATM, BOCA e PÉ), e falhas nessas adaptações que podem vir da ATM e muitas vezes dos olhos.

Falha vascular, alterações autonômicas geram alterações dos vasos sanguíneos, síndromes metabólicas que também causam cefaléias. Hormonal, na mulher, na menstruação é muito comum muitas mulheres terem a dor de cabeça no período devido à congestão vascular dos órgãos, que geram tensões meníngeas que estão ligadas ao sacro e ao crânio, incluindo a hipófise.

Assim, correlacionamos algumas dores de cabeça que são secundárias a problemas em outros sistemas corporais.

Para um triatleta é essencial que tenha seus sistemas corporais em total harmonia para que desenvolva uma performance ótima, o trabalho multidisciplinar é essencial para os que desejam uma performance excelente, a Osteopatia vai fazer com que aconteça esse equilibro entre os sistemas e deixar o corpo no seu 100% de funcionamento.

Guilherme Guida é fisioterapeuta e triatleta. @gfguida e @cfsergipe

Redação

press@trisportmagazine.com