Como dar um “up” no treino

O porquê de alguns “intra treino” oferecerem muito mais “up” que outros

Por Julia Engel

Muitos atletas, eventualmente, me questionam por que alguns “intra treino” dão muito mais “up” que outros, mesmo tendo a mesma quantidade de carboidrato. Não estou me referindo à presença ou não cafeína associada neste caso… concentrando apenas no carboidrato mesmo.

Muitas vezes fico buscando explicações, mesmo que não tenha ainda algum estudo científico comparando. Por exemplo, as pessoas tendem a achar que o gel Sis, por ser bem mais líquido, é engolido rapidamente e pode dar menos saciedade (e “menos efeito”). O mesmo caso de balas de coco, que dissolvem muito rapidamente.

A explicação que vejo é que a presença física do carbo na boca já gera uma resposta no sistema nervoso central. Além desta explicação, saiu um estudo recente mostrando que ingerir um volume de líquido maior de uma única vez, seria melhor do que fracionar em pequenos goles, mostrando a importância de um volume determinado.

Com isso, os carbos que quase não fazem volume e são ingeridos muito rapidamente não geram tanto este “efeito imediato”. Faça um teste.. tente ficar com o carbo (seja um gel ou bananada, por exemplo) por mais tempo na cavidade bucal antes de engolir. Observe se te dará uma “resposta mais imediata”. Atenção: ambos gerarão a proposta de manter a glicemia, mas alguns podem te dar um conforto mais imediato. Entretanto, em alguns casos, a praticidade de algo mais rápido de ser ingerido tem seu valor também. Observe a sua prova e/ou treino e trace a melhor estratégia, de modo que você não sinta fome e nem perca tempo mastigando várias vezes algum carbo.

Julia Engel é nutricionista. @juliacengel

Redação

press@trisportmagazine.com