Como iniciar bem a etapa de natação do triathlon

Em breve as piscinas estarão reabertas, então poderemos aproveitá-las para treinar bem o início da natação do triathlon

É possível sim, na piscina, simular a largada e o início de um prova de triathlon, e como entrar naturalmente em ritmo estável sem perder qualidade de nado.

É muito comum escutar bons atletas que treinam muito bem e não conseguem bom rendimento no dia “D”; existem várias hipóteses para isso ocorrer, e uma boa resposta pode ser o forte ritmo de largada e a falta de ensaio prévio do mesmo.

Uma forte largada em qualquer distância, do Sprint ao Ironman, pode trazer diversos benefícios:

– Encontrar a melhor esteira;
– Fugir do grupo de nadadores que ficam se esbarrando muito
;
– Evitar ficar preso em um grupo com ritmo muito menor que o seu
;
– Encontrar com menos atletas no contorno da boia.

“Vale a pena largar forte, será que não vou quebrar?” Perguntam muitos atletas. Vale quando treinamos frequentemente séries onde iniciamos bem mais forte e logo depois já entramos em ritmo de prova, então esse tipo de largada não te dará nenhum prejuízo.

INICIANTES
É evidente que nem todos os atletas devem iniciar em ritmo mais forte. Esse tipo de largada deve ser feito por atletas que já possuam boa natação e buscam um pouco mais de performance em suas provas. Atletas iniciantes devem buscar largar em ritmo bem tranquilo, sem nenhum tipo de pressão, evitando contato com adversários. A melhor tática para iniciantes seria largar de maneira calma e ir encaixando o ritmo aos poucos, progressivamente.

AQUECIMENTO
Outro ponto muito importante para uma boa largada é fazer um bom aquecimento; o atleta deve  aquecer no mínimo 15 minutos para ganhar sensibilidade com a água e fazer pequenos estímulos para entrar 100%. Atletas com pouco lastro de natação não devem aquecer muito, para não gastar muita energia e faltar no final da prova.

SUGESTÃO DE TREINO
Esta sugestão de estrutura de treino de 4.000m tem que ter os intervalos alterados de acordo com o nível do nadador:

I- 400m livre
II – 400m educativos
III – 4x50m (15m máx- 35m soltos), a cada (ac) 1’
IV- 6x50m Z4 ac 1’10″ (ritmo de largada ou um pouco mais forte)
V – 15x 100m Z3 ac 1’25″ (ritmo de prova)
VI – 5x 200m braço Z2 ac 3’ (para o grupo de longa distância já pensar num ritmo de final de prova, guardando energia para bike)
VII – 200m soltos

Redação

press@trisportmagazine.com