Como levar seu melhor condicionamento à largada?

Como você fica na melhor forma de sua vida, mas não corre nem perto da aptidão que seu corpo está lhe dizendo?

Por Sergio Borges

A melhor forma da minha vida no triathlon não foi quando eu tinha meu recorde pessoal na distância IM70.3. Em vez disso, foi no momento em que a melhor prova que pude fazer foi cerca de 16 minutos mais lenta que a minha melhor. Como isso acontece? Como você fica na melhor forma de sua vida, mas não corre nem perto da aptidão que seu corpo está lhe dizendo?

Ao relembrar o treinamento durante esse período, há duas conclusões principais:

1) Ficar em forma é fácil, expressando que a aptidão é o desafio.

2) Se você estiver suficientemente motivado, é fácil se treinar.

Ao contrário da noção comum, o trabalho de um treinador não é colocar os atletas em forma, é fazê-los expressar sua aptidão. Condicionamento físico é a parte fácil. Jogue uma variedade de treino duro em alguém e o bom condicionamento aparecerá em breve. Mas ter a capacidade de utilizar e expressar essa aptidão no dia certo requer habilidade.

Quando os atletas não expressam sua aptidão, precisamos descobrir o porquê. Eles estão treinados demais? Estamos trabalhando demais em uma direção, enquanto negligenciamos um fator diferente? Eles desperdiçam sua energia mental e emocional na prática, não deixando nada lá no dia da prova? Eles têm pouco ferro ou outro nutriente vital que os impede de expressar sua aptidão?

Sempre que encontro esse problema, sempre olho primeiro para o físico. Solucione os problemas fáceis primeiro (ou seja, deficiências nutricionais, excesso de treinamento etc.) antes de mergulhar no complexo. Muitos treinadores (e atletas) culpam o atleta (ele / ela é “mental”) porque é a saída mais fácil. A realidade é que o físico e o mental estão tão entrelaçados que é impossível distingui-los e separá-los.

Ao relembrar meu próprio treinamento durante esse período, acho que o culpado é claro. Havia uma insegurança que era preenchida pelo treino duro. Devido a vários anos de desempenho ruim, senti a necessidade de provar que estava em forma. Todo treino representava um teste. Estou em forma o suficiente para atingir meu objetivo?

Ao abordar o treinamento dessa maneira, você mudou a meta. Não se trata mais de se preparar para o dia da prova, mas de alimentar sua necessidade de saber que você está pronto. Quando você começa o dia da prova, uma das duas coisas provavelmente aconteceu:

Você desperdiçou sua “bala” na prática e está esgotado física e emocionalmente.

Você se dedicou aos treinos e sua mente recebeu a mensagem que queria… “você está em forma”. O problema é que você subconscientemente sente que alcançou seu objetivo. Como a prova nunca foi o verdadeiro objetivo, provar a aptidão para si mesmo era o objetivo.

A necessidade de provar a si mesmo vem da insegurança. É uma falta de confiança no plano e no processo. Pare de tentar provar sua aptidão e comece a fazer o melhor para levá-lo à linha de partida em forma, saudável e pronto para começar.

Tenha uma ótima semana!

Sergio Borges é treinador de triathlon há mais de 25 anos. @sbxtraining

Redação

press@trisportmagazine.com