Corrida: Previna a dor lateral no joelho

A Síndrome da Banda Iliotibial está entre as lesões que mais acometem os corredores

Por José Rubens Zambelli

“Não sei quando começou, parece que meu joelho em algum momento trava, é uma dor persistente e tem um formigamento ou queimação na lateral. A dor iniciou bem leve, mas hoje não consigo mais correr…”

A Síndrome da Banda Iliotibial está entre as lesões que mais acometem os corredores. Conforme a última revisão sistemática foi apontada como a 5ª lesão mais frequente na corrida. Essa condição clínica pode ter associação com inflamação ou sobrecarga mecânica pelo estiramento excessivo do tendão lateral do joelho. A estrutura da Banda iliotibial é constituída por um tecido fibroso, que inicia na lateral do quadril e se estende em toda lateral da perna até um pouco abaixo do joelho.

O mecanismo de lesão é pela tração da inserção distal da banda iliotibial. Essa lesão ocorre muito na corrida pois é um esporte que apresenta uma mecânica articular com pouca variação e, consequentemente, tende a sobrecarregar a banda iliotibial.

FATORES DE RISCO
Fatores de risco como queda pélvica, fraqueza dos músculos do quadril e valgo dinâmico de joelho podem contribuir para desencadear essa lesão. Por isso, os relatos de dor podem ocorrer mais nos treinos de direção contínua (como uma pista) e em locais de superfícies irregulares.

BIOMECÂNICA
Os fatores Biomecânicos podem ser corrigidos e devem ser acompanhados junto do seu Treinador e Fisioterapeuta. Mas a Biomecânica não é a única variável a ser analisada nesse contexto, devemos avaliar e controlar o volume de treinos e considerar os períodos de descanso, para que haja adaptação e recuperação fisiológica da carga imposta.

Os estudos indicam como prevenção e tratamento as mobilizações miofasciais da Banda Iliotibial e dos músculos do quadril, além de reforço nos glúteos e exercícios de controle motor para padrões lesivos dessa lesão.

José Rubens Zambelli, Fisioterapeuta no Instituto Biomech. @zerubenszambelli.fisio
zambellirubens83@gmail.com

Redação

press@trisportmagazine.com