Currie e Kahlefeldt vencem o Challenge Wanaka

Tradicional evento na Nova Zelândia teve sua 14ª edição num belo dia de sol

O Challenge Wanaka – realizado neste sábado –, tradicional triathlon de Meia distância (1.9km de natação/90km de bike/21.1km de corrida) organizado na Nova Zelândia, teve como campeões o atleta da casa, Braden Currie, e a tcheca Radka Kahlefeldt.

Braden Currie saiu da água em segundo, atrás de Dylan McNeice (NZL), e seguido de perto por Mike Phillips, o atual campeão do Ironman na Nova Zelândia. Na ciclismo, ficou em quarto lugar, atrás de Mike Phillips, Joe Skipper (GBR) e o australiano Matt Burton, que ficou em segundo no ano passado em Wanaka. Currie mostrou sua coragem e experiência, quando saiu da T2 num ritmo alucinante e rapidamente pegou Skipper. Burton e Phillips estavam mais à frente, mas ele conseguiu passar por ambos e manteve a liderança para vencer em 3:59:58, num duro percurso de ciclismo e corrida, que conta com trechos de trail run. Burton foi o segundo colocado, em 4:02:37, e superou Phillips na “Outlet Track”; Mike Phillips foi o terceiro colocado, em 4:03:31.

Braden Currie na etapa de bike do Challenge Wanaka

“Hoje foi absolutamente incrível! Venho a Wanaka há 11 anos, então conheço todos e é fenomenal esse apoio no percurso. Que comunidade incrível e é ótimo estar aqui!” disse Braden Currie, emocionado.

Mulheres
O Start List profissional feminino deste Challenge Wanaka foi, sem dúvida, o mais forte que já houve nos 14 anos do evento. Rebecca Clarke, da Nova Zelândia, saiu da água em primeiro, mas Radka Kahlefeldt, a triatleta tcheca e olímpica, veio segundos atrás dela, com Laura Wood (NZL) e a campeã do ano passado, Hannah Wells (NZL), em seus calcanhares.

O ciclismo foi uma batalha pelo primeiro lugar entre Clarke e Kahlefeldt, que estavam na disputa acirrada durante todo o percurso cênico. Wells apertou o ritmo, voltou à disputa e se aproximou das líderes. As três principais mulheres entraram na T2 juntas e a multidão sabia que a corrida seria uma batalha. Wells passou por Clarke, mas não conseguiu pegar a tcheca, que dominou os 21.1km desde o início e venceu com o tempo de 4:28:11. Hanna Wells foi a vice-campeã, em 4:31:30, e Meredith Kessler chegou em 3º lugar, em 4:36:12.

Uma feliz Hannah Wells comentou: “Talvez eu tenha pedalado um pouco demais para pegá-las (Kahlefeldt e Clarke) e achei a corrida difícil, mas fiz o que pude.”

“É um percurso bonito, mas acho melhor não conhecê-lo, porque, se você não conhece as colinas que vêm pela frente, se esforça mais”, disse Kahlefeldt (foto abaixo), em êxtase, que, devido a atrasos nos vôos, só chegou com sua família na quinta-feira à noite, portanto não teve a chance de verificar o percurso.

Além dos fortes profissionais de várias partes do mundo, havia mil atletas do grupo etário no Integrity Homes Challenge Wanaka, que incorporavam o Challenge Asia Pacific Championships e o Garth Barfoot Aqua Bike. O clima mais frio e o dia calmo ajudaram os atletas a fazer uma ótima prova e permitiram que alguns recordes pessoais fossem quebrados, sob o céu azul em Wanaka.

Redação

press@trisportmagazine.com