Mais de 4500 triatletas de 90 países, entre profissionais e amadores, estão registrados para a disputa do Campeonato Mundial de Ironman 70.3 em Nelson Mandela Bay, na África do Sul, que acontece neste final de semana. As mulheres competem neste sábado, madrugada aqui no Brasil, e os homens no domingo.
Entre as profissionais a favorita é a tricampeã mundial de Meio Ironman, a suíça Daniela Ryf. Invencível este ano, sua performance está assombrando até os homens da elite com as suas atuações impressionantes.
Sabemos que favoritismo não ganha jogo e que tudo pode acontecer numa prova, mas a forma da suíça é algo que está muito acima da média, inclusive muito acima das suas competidoras.
Ryf terá pela frente grandes atletas como a inglesa Emma Palant, 2ª ano passado, a alemã Anne Raug, grande corredora e campeã do 70.3 Dubai deste ano, onde bateu o recorde da prova que pertencia a Ryf, além da campeã mundial de Ironman (amadora), a rookie, também inglesa, Lucy Charles – vice-campeã mundial de Ironman em 2017.
Outras excelentes atletas como australiana Ellie Salthouse, a americana Sarah True, a sul-africana Jeanni Seymour e a também australiana Melissa Haulschildt, que vem muito bem este ano, numa ótima temporada sem lesões, estarão brigando pelo pódio.
A brasileira Pâmella Oliveira corre por fora e um top 10 será um grande resultado, em seu primeiro mundial na distância.
A prova acontece as 2h30 da madrugada deste sábado, com transmissão ao vivo pelo Ironman.com e pelo fecebook/ironmannow
Confira o start list das mulheres mais rápidas da distância de Meio Ironman em seus:
1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.