Triatleta baiano é um dos convocados para o Mundial Universitário de Triathlon deste ano
Nos próximos dias 9 e 10 de Setembro, será realizado o 2022 Maceió FISU World University Triathlon Championship, em Alagoas. Para este Mundial Universitário, o Brasil será representado por Gabriele Lemes, Giovanna Lacerda, Amanda Moro, Luma Guillen, Sofia Gelati e Alice Tinelli, entre as mulheres. Na categoria Masculina teremos Miguel Hidalgo, Antônio Bravo, Gabriel Klein, João Teixeira, Matheus Martinhaki e David Lucas Souza.
David é reconhecido com uma das jovens promessas do triathlon nacional e, aos 20 anos (faz 21 dia 11 de Outubro), vive a expectativa para seu primeiro Mundial. Ele tem a natação como esporte-base, onde iniciou em 2012, mas, no inverno de 2016, fazendo um aquecimento com corrida, seu treinador – o Professor Márcio Roberto – viu que ele corria bem e sugeriu que ele fizesse um simulado de triathlon.
“Eu nem sabia o que era triathlon… Fiz esse simulado, meu treinador gostou do resultado e perguntou se eu queria migrar para o triathlon. Como eu havia gostado de fazer o simulado, resolvi mudar. Depois de pouco menos de um ano ‘treinando’, ganhei o Campeonato Brasileiro Infantil de 2017, em Palmas. Não parei mais, só que agora treinando de verdade!”, revelou David Lucas.
Neste período inicial, o recém-triatleta sofreu com algo muito comum com nadadores que migram para o triathlon, lesões… “Devido a alguns problemas de lesão, nunca realmente treinei corrida; no ano de 2019 corria 5km por semana, em 2018, cerca de 10km por semana… Agora em 2022 que tô começando a treinar corrida, e tô gostando do que tô vendo!”, conta ele.
David faz em média de dois a quatro treinos por dia. A natação é diária, soma-se a ela mais uma ou mais duas modalidades. Ele também três vezes por semana treino físico, e três vezes por semana faz faculdade.
Depois de ter vencido o Brasileiro Infantil de 2017, David teve como principais resultados a 9ª colocação no Sul-Americano da Juventude do mesmo ano. Em 2018, foi campeão brasileiro Júnior, etapa Sul, e campeão baiano de 2019. Já em 2021, foi 12º colocado nos Jogos Pan-Americanos/Júnior e campeão brasileiro Sprint. Este ano, foi campeão brasileiro Sub-23 Sprint (1ª e 2ª etapas).
Para o Mundial, David Lucas está bem confiante. “Expectativa alta e confiança afiadas, pois os treinos estão bem constantes e evolutivos, venho percebendo uma boa evolução nas provas também”, e completa com seus objetivos após o evento, “seguir constante nos treinos e largar algumas etapas de World Triathlon American Cup, para tentar somar pontos e adquirir o máximo de experiência internacional possível”.
PROFILE
Nome: DAVID LUCAS OLIVEIRA SOUZA
Nascimento: 11/10/2001
Cidade natal: Jequié-BA
Cidade em que vive: Jequié-BA
Tempo de triathlon: Cinco anos
Técnico: Leandro Macedo + Márcio Roberto
Equipe: Leandro Macedo Triathlon + SBR/ Team Robertinho
Bike: Sense Vórtex 2019
Capacete: Kask protone
Sapatilha: Shimano TR9
Tênis de corrida: Invincible Run / Vaporfly
Roupa de borracha: HUUB Brownlee Agilis Limited Edition Silver
Óculos de natação: Nabaji pro
APOIOS E PATROCÍNIOS
Projeto TOTO/Marcela Dourada / Casa das Especiarias / FFJ matérias de construção/ Total Flex / Fibrasol/ Compuserv/ Rotary club Jequié / inbahia/ Produtos Calhau/ Café Jequié/ Checklab/ Orthophd/ Agranor/ Cliram/ Jambo supermercados / Clínica ame/ byfit academia/ Sattiva/ Guilherme Mendes fisioterapia/ Herbalife 24hrs consultor independente/ Clube da Aspojer/ Vinícius Oliveira nutrição.