50% dos triatletas e maratonistas apresentam algum tipo de desconforto gastrointestinal durante o exercício
Por Gustavo Monnerat
Por que algumas pessoas têm dor de barriga treinando? Isso é uma complicação muito comum no esporte! Mais de 30% dos praticantes apresentam algum tipo de desconforto gastrointestinal durante o exercício. Esse número pode ser ainda maior entre maratonistas e triatletas, podendo chegar a 50% dos praticantes.
⠀
Durante o exercício uma parte importante do fluxo sanguíneo é desviada do sistema gástrico para os músculos. Com menor fluxo sanguíneo, a digestão se lentifica, levando assim aos sintomas como distensão, cólicas, queimação e até mesmo a irritação intestinal (mais conhecida como diarreia).
⠀
A intensidade e duração do exercício também irão influenciar, assim como o calor. Quanto maior a temperatura, mais intenso e longo for o treino, maior será a chance de desenvolver algum desconforto. Se somarmos tudo isso ao estresse diante de uma prova importante para um atleta, a coisa pode ficar um pouco mais complicada.
⠀
Isso porque o estresse sozinho já poderia ser o vilão causador dos problemas gastro intestinais, devendo-se à conexão cérebro intestino, mas esse já pode ser tema para o futuro. A boa notícia é que o sistema digestivo é muito treinável, então confira dicas valiosas abaixo:
PROBLEMAS E CAUSAS
Os problemas podem incluir Irritação, sensação de peso, cólica e diarreia. Parte do sangue é desviado do sistema gástrico para os músculos, modificando seu funcionamento, lentificando o processo de digestão.
ALIMENTAÇÃO
Busque ingerir alimentos 1h antes do exercício;
Evite excesso de gordura, fibras e apimentado nessa refeição;
Nunca experimente pré-treinos ou seis em dias de provas. Teste antes!
INTENSIDADE DO EXERCÍCIO
Comece aos poucos: respeite os seus limites;
Varue a intensidade: não dá pra treinar no limite todos os dias, seu corpo precisa se recuperar.
ESTRESSE
Práticas de mindfulness podem ajudar;
Focar na respiração;
Periodizar adequadamente seus treinos vai permitir que se recupere melhor.
TREINO E ADAPTAÇÃO
Respeite os limites impostos pelo seu corpo e foque na recuperação;
No treino seguinte irá perceber os benefícios!
Gustavo Monnerat é PhD em Fisiologia UFRJ/Bonn Universität. @gustavomonneratphd