Neste domingo, em Melbourne, na Austrália, mais de 2500 triatletas competiram no Ironman Melbourne – Campeonato Ásia-Pacífico, que além de uma premiação de $150 mil dólares e pontos para o ranking do Ironman, ofereceu uma classificação automática para o mundial no Havaí aos seus vencedores.
Como já previsto, a prova feminina foi definida com muito drama. Depois liderar a prova durante o ciclismo e boa parte da maratona, a suíça Caroline Steffens, bicampeã da prova, não resistiu as “velozes pernas” da australiana campeã mundial de Meio Ironman, Melissa Hauschildt.
Melissa, após alcançar a liderança na maratona ultrapassando Caroline no km19, teve problemas no km 28 com bolhas no pé, teve que ser atendida para colocar vaselina e então prosseguir, com muito esforço, para a chegada, garantindo a vitória e o “passaporte” para Kona, no Havaí – palco do mundial da modalidade.
Drama
Caroline Steffens, bicampeã da prova vinha correndo na segunda colocação, e quando tudo parecia garantido, o cansaço a pegou de uma forma dramática, sendo ultrapassada pela holandesa Yvonne Van Vlerken, melhor parcial da prova no ciclismo do dia (4:44), que vinha em sua perseguição, desde o início da maratona. Yvonne fez a ultrapassagem nos metros finais, no emocionante Ironman Melbourne, superando Caroline, que ficou com a terceira colocação.
A tricampeã mundial do Ironman a australiana Mirinda Carfrae fez uma prova de segurança, chegando na 7ª colocação, validando sua participação para o Havaí – a atual campeã só precisava completar a prova para validar a vaga para o mundial que acontece em Outubro, em Kona, no Havaí.
Entre os homens, alemão Nils Frombolt, pré favorito e grande nadador-ciclista, 7º colocado no último mundial no Havaí, liderou as ações na natação e no ciclismo seguido de perto pelo australiano local Luke Bell. No final dos 180km, Luke sobrou cerca de 1’45 para Nils, que abriu a maratona forte e sózinho.
Um grupo com excelente corredores entregou a bike cerca de 10′ atrás do alemão, que parecia no rumo da vitória.
Com um ritmo alucinante, correndo durante muito tempo, lado a lado, com o australiano Tim Van Berkel, o canadense Jeff Symonds, superou o alemão na maratona, mostrando toda sua categoria, com a melhor parcial decorrida do dia, na casa de 2h44, venceu a prova mais importante da sua vida e garantiu a vaga automática para o mundial, deixando Tim Van Berkel em segundo e o estreante Brad Kahlefeldt na excelente terceira colocação.
O alemão Nils Fromboldt sentiu o ritmo no km 30 caindo para a 5ª colocação geral.
2015 Ironman Asia-Pacific Championships
22.03.2015
Melbourne, Australia
3.8km swim + 180km bike + 42km run
Homens
1. Jeffrey Symonds (CAN) 8:04:29
2. Timothy Van Berkel (AUS) 8:07:57
3. Brad Kahlefeldt (AUS) 8:09:21
4. Christian Kramer (GER) 8:11:31
5. Nils Frommhold (GER) 8:12:58
Mulheres
1. Melissa Hauschildt (AUS) 8:52:51
2. Yvone Van Vlerken (NED) 8:58:58
3. Caroline Steffen (USA) 8:59:08
4. Asa Lundstrom (SWE) 9:02:49
5. Beth Gerdes (USA) 9:05:08