Alemão Patrick Lange consegue a vitória no Challenge Budva-Montenegro, após desclassificação de Magnus Ditlev. Lucy Hall domina de ponta a ponta
Neste domingo foi realizado o Challenge Budva, em Montenegro. O país fica localizado ao sul da Alemanha e a leste da Itália, do outro lado do mar adriátrico, que banha a própria Itália.
Disputado na Meia Distância, no masculino Mattia Ceccarelli liderou boa parte dos 1900m de natação com Ognjen Stjoanovic, Patrick Lange, Nils Frommhold e Magnus Ditlev vieram na perseguição pela ponta da prova.
A situação virou quando os triatletas foram para a parte de ciclismo em seus 90km. Antes líder, Ceccarelli viu seus concorrentes se aproximarem, principalmente Ditlev. O dinamarques assumiu a ponta e foi abrindo vantagem durante todo o restante da etapa.
Na transição para a corrida sua vantagem era maior que 5min para os perseguidores e Ditlev não deixou que seus adversários lhe roubassem o primeiro lugar, abrindo ainda mais vantagem com uma surpreendente corrida, fechando, inicialmente, o Challenge Budva-Montenegro com vitória, marcando 3:41:29 no total.
Ao final da prova, a direção do evento verificou uma irregularidade do dinamaquês na etapa da corrida e o desclassificou.
Ditlev (foto abaixo) acabou, sem intenção, cortando uma parte da corrida – mas ele somente seguiu a bike líder da organização que o levou para o caminho errado.
O alemão bicampeão mundial de Ironman Patrick Lange acabou sendo declarado vencedor com 3:48:21 no relógio, enquanto Ruedi Wild (SUI) ficou em segundo (3:50:43) e Nils Frommhold (ALE) em terceiro (3:51:27).
No final, todos os atletas premiados fizeram uma doação da premiação a Ditlev, reconhecendo a grande performance do dinamarquês – que venceria a prova de qualquer forma já que sua vantagem final na linha de chegada foi maior que 7min em relação ao segundo colocado. Parabéns aos atletas pela iniciativa!
Entre as mulheres, Lucy Hall controlou a competição de ponta a ponta. Emma Bilham, Margie Santimaria e Els Visser até tentaram superar a britânica, conseguindo diminuir a vantagem da líder no ciclismo, mas sem sucesso em lhe tirar do topo do pódio.
Com o tempo de 4:17:09, Hall conseguiu sua segunda vitória em um Challenge Family este ano. Em agosto venceu a etapa de Samorin, na Eslováquia. O segundo lugar ficou com a suiça Emma Bilham (4:19:23) e o terceiro com a holandesa Els Visser (4:21:41).