Dois Top 10 para o Brasil no Ironman Cozumel

Fernando Toldi em 3º e Bruna Mahn em 6º lugar foram os destaques brasileiros no evento mexicano

Realizado neste domingo, o Ironman Cozumel teve dois belos resultados para o Brasil, o 3º lugar de Fernando Toldi e o 6º lugar de Bruna Mahn. Os campeões foram o dinamarquês Magnus Ditlev e a espanhola Gurutze Frades.

Entre os homens, o gigante magro Ditlev, de 1.95m, era o grande favorito e mostrou o porquê. Saindo da água pouco mais de dois minutos depois do belga Pamphiel Pareyn (41:28 para 3.8km, devido a tradicional forte correnteza a favor deste percurso), na altura do km 55 do ciclismo ele já havia se juntado ao grupo líder que era puxado pelo veterano Andy Potts e onde Toldi já se encontrava. Depois de ultrapassar o grupo, assumiu a ponta da prova para não perdê-la mais. Finalizou os 180km de bike em 4:04:06 (44.25km/h de média) e fez uma maratona controlando a busca de seus adversários em 2:59:02. No final, 7:50:41, e a primeira vitória de Ditlev, de apenas 25 anos, em provas de Ironman. Este ano ele já havia vencido o Challenge Roth, na Alemanha.

Fernando Toldi chegou a flertar com a vaga para o Mundial de Ironman do ano que vem (eram apenas duas vagas para a categoria profissional masculina), pois ficou durante vários km em 2º lugar mas, no final, foi ultrapassado pelo suíço Jan Van Berkel, que veio em recuperação na maratona e cruzou a linha de chegada apenas 40” à frente do brasileiro (em 7:53:20), que fechou na 3ª colocação, em 7:54:00. Grande prova para Toldi, que corrobora o sentimento de que o Ironman (full) é sua distância. Ele comemorou muito com a bandeira do Brasil e foi merecido. Confira abaixo a chegada de Toldi. Além dele, Diogo Sclebin cruzou em 12º e Thiago Vinhal em 18º lugar. Entretanto, na classificação do Ironman Tracker atualizada, o nome de Sclebin não mais aparece como finisher (ainda não temos a informação do que ocorreu), e Vinhal passaria então a 17º. Fellipe Santos e Igor Amorelli não completaram a prova.

MULHERES

Na categoria feminina profissional, a espanhola Gurutze Frades fez uma daquelas recuperações inesquecíveis, saindo para correr a maratona 22 minutos atrás da sueca Lisa Norden… sim, 22 minutos! Ela correu os 42.2km em 2:54:53 (mais rápida do que o campeão masculino, Ditlev…) e venceu a prova em 8:40:47. Norden ficou em 2º e ambas conquistaram a vaga para o Mundial do Havaí do ano que vem. A 3ª colocada foi a australiana Kylie Simpson. A brasileira Bruna Mahn fez boa prova, sempre andando no Top 10, e cruzou na 6ª colocação, em 9:21:32. Abaixo, o post de Bruna após a prova:

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com