Hoje, o “Ironman Anti-Doping Program” anunciou três violações das regras antidoping resultantes de testes fora de competição de atletas da faixa etária. O teste ocorreu
durante a pré-competição do Mundial de Ironman do Havaí do ano passado.
Em cada caso, os atletas receberam uma sanção de quatro anos pela violação da regra antidopagem. Cada atleta também foi desqualificado de todos os resultados competitivos obtidos na data ou após a data do teste, incluindo resultados do Ironman Havaí World 2018.
Os atletas foram suspensos provisoriamente e permanecerão inelegíveis para participar de qualquer competição de Ironman ou Ironman 70.3, ou qualquer outro evento organizado pelo WADA pelo período de quatro anos de inelegibilidade.
Os seguintes atletas testaram positivo para substâncias proibidas:
• Pablo Escalas (Argentina) – a amostra de Escalas resultou em um achado analítico adverso consistente
com a administração exógena de múltiplos esteróides androgênicos anabólicos, confirmados por Análise por Espectrometria de Massa com Razão Isotópica (IRMS). O período de inelegibilidade de Escalas começou em 9 de outubro de 2018, a data de seu teste fora de competição.
• Flavia Rocha (Brasil) – a amostra de Rocha resultou em um achado analítico adverso consistente com o administração exógena de múltiplos esteróides androgênicos anabolizantes confirmados por IRMS análise. O período de inelegibilidade de Rocha começou em 12 de outubro de 2018, a data de seu teste fora de competição.
• Eduardo Solis (Costa Rica) – as amostras de Solis resultaram em resultados analíticos adversos para vários substâncias proibidas: agentes estimuladores da eritropoiese (ESAs), incluindo EPO recombinantes e análogos; uma descoberta para o ativador contínuo de receptores de eritropoietina (CERA); e descobertas adicionais consistente com a administração exógena de múltiplos esteróides anabólicos androgênicos confirmado pela análise do IRMS. O período de inelegibilidade de Solis começou em 12 de outubro de 2018, a data de seu teste fora de competição.
“Esses resultados e sanções ilustram a importância do compromisso da IRONMAN em proteger a integridade dos nossos eventos do Ironman World Championship nos níveis Profissional e de Faixa Etária ”, disse Kate Mittelstadt, diretor do programa antidoping da IRONMAN.