Mais de 20.000 espectadores lotaram as ruas da cidade natal de Kristian Blummenfelt e Gustav Iden
Com mais de 20.000 espectadores lotando – neste domingo – as ruas da idílica cidade norueguesa de Bergen, casa do campeão olímpico e mundial Kristian Blummenfelt, a Copa do Mundo de Bergen – disputada na distância Sprint – teve como campeões o francês Dorian Coninx e a sueca Tilda Månsson.
Na categoria masculina foi um show de Kristian Blummenfelt do começo ao fim, mas com Dorian Coninx não desistindo e roubando o show para reivindicar a medalha de ouro no quintal do norueguês. O francês foi seguido na linha de chegada pelo herói local, Blummenfelt, e outro norueguês, Vetle Bergsvik Thorn.
A atmosfera era incrível em Bergen, com as multidões literalmente loucas quando Blummenfelt, Gustav Iden, Casper Stornes e Bergsvik Thorn tomaram suas posições na largada. Os vizinhos de Gustav vestindo camisetas com seu nome; a família de Kristian; garotos do clube local treinados pelo irmão de Gustav, voluntários, policiais… ninguém queria perder o show, que valeu a pena, mesmo com o francês vencendo o sprint final.
“Foi uma prova muito difícil que nem sei como encontrei as pernas para correr até o final e vencer”, disse Coninx. “A atmosfera era simplesmente incrível, só posso agradecer ao Bergen e a todos que vieram torcer hoje, foi incrível”, disse.
Incrível foi Blummenfelt conquistar a medalha de prata em uma corrida de velocidade apenas uma semana depois de competir e vencer a Collins Cup, em longa distância. “Sei que tenho feito principalmente provas de longa distância este ano, mas tenho me preparado para Bergen o ano todo. Estou extremamente feliz por poder fazer isso em casa, na frente de tantas pessoas. Foi incrível!”, disse o campeão olímpico.
Também muito feliz ficou Thorn, 23 anos, o mais novo da equipe norueguesa. “Estou tão feliz que simplesmente não consigo acreditar”, ele apenas disse.
Entre as mulheres, foi um show escandinavo completo, com a jovem e talentosa triatleta sueca Tilda Månsson, atual campeã mundial júnior, conquistando a medalha de ouro depois de bater por um segundo outra estreante nos pódios da Copa do Mundo: Jolien Vermeylen (BEL). O terceiro lugar foi para a Grã-Bretanha Kate Waugh, que conquistou a terceira medalha de sua carreira na World Triathlon.
“Estou tão feliz, não posso acreditar”, disse Månsson, que venceu o Campeonato Mundial Júnior em Montreal em junho e estava correndo uma Copa do Mundo pela segunda vez em sua vida. “Foi uma prova muito difícil, percurso duro, mas estou feliz com a forma como me apresentei, pensei que não conseguiria, mas aqui estou”, disse ela.