Entrevista: Leandro Eberle, CEO & Founder da Xtratus

A Xtratus Endurance Fluids é uma empresa jovem, criada por um atleta e empresário que vive o esporte e percebe as necessidades dos praticantes

A Xtratus Endurance Fluids é uma empresa jovem, criada por um atleta e empresário que vive o esporte e percebe as necessidades dos praticantes. A marca preza pela sustentabilidade, dando ênfase à qualidade, performance e saúde. Em 2019, após uma prova de triathlon de longa distância e com impossibilidade de viajar devido à pandemia, decidiram colocar em prática a paixão por desenvolvimento de produtos e iniciaram as pesquisas para elaboração de um suplemento 100% natural. O resultado e como esta história se desenvolveu – e continua a se desenvolver – você confere abaixo, na entrevista com Leandro Eberle, CEO & Founder da Xtratus.

Qual a história dos criadores da empresa e como surgiu a ideia de fundar a Xtratus Endurance?

Sempre fui muito envolvido com esportes a vida toda! Nunca consegui ficar parado. Já pratiquei natação, musculação, funcional, judô, jiu-jitsu, tênis, paddle e apaixonei pelo kitesurfe lá por 2008-09, porém, quando não tinha vento, ficava sem o que fazer, então resolvi comprar uma bicicleta de estrada e comecei a pedalar junto com grupo de ciclistas e triatletas aqui de Porto Alegre.  Logo me identifiquei com modalidade e como clube de tri era do lado da minha casa, comecei a nadar de novo, e depois correr, virando triatleta em 2014. Como triatleta, uma vez que comecei a competir e treinar para  provas longas, precisei de orientação nutricional e suplementação intratreino. Acabei conhecendo e usando um produto importado pois meu trabalho me fazia viajar muito para as principais feiras de alimentos pelo mundo, o que me dava acesso ao suplemento que eu gostava facilmente. Quanto a pandemia começou e viagens e feiras foram canceladas, fiquei sem nada para usar,  buscando opções nacionais; notei que não existia nada limpo e que não me desse problemas gástricos. Notei que essa era uma demanda não só minha, mas de um mercado inteiro, e resolvi desenvolver  produtos 100% naturais e absolutamente limpos, com o máximo de qualidade que conseguisse, criando a XTRATUS ENDURANCE FLUIDS.

Como surgiu o nome?

O nome partiu de um brainstorming com meu cunhado, Marcos Cipriani, publicitário que mora em Barcelona e  criou toda nossa identidade visual. Buscamos um nome forte, que pudesse ser reconhecido em várias línguas, já pensando no mercado externo e que remetesse ao natural e ao esporte.

Qual a maior dificuldade de investir neste ramo no Brasil?

Acho que na verdade a única dificuldade maior é em relação à verba e orçamento disponíveis para marketing / divulgação da marca, dos produtos, para que mais e mais gente conheça e teste os produtos. O fato de o Brasil não ter nenhuma outra empresa produzindo suplementos limpos e bem calculados, com matérias-primas de excelente qualidade, é uma oportunidade sem tamanho. A dificuldade maior como mencionei é que mais pessoas confiem numa marca nova e se permitam usar os produtos pela primeira vez. A segunda maior dificuldade, é algo que as grandes marcas líderes de mercado (para quem não perdemos nada, pelo contrário) já enfrentaram na Europa, no lançamento de seus produtos: educar os atletas e clientes a usarem corretamente durante os treinos e nas doses recomendadas, para que realmente possam ter os benefícios de uma nutrição intratreino correta. A maior parte das pessoas usa errado, muito pouco, para que possa fazer diferença real nos treinos e competições. Isso também devido a experiências ruins com suplementos que fazem com que a grande maioria dos atletas tenha desconfortos gástricos e passe mal com o que até então existia no mercado.

Qual produto é o “carro-chefe” da linha da Xtratus?

Nossos intratreinos com múltiplos carboidratos e minerais, que substituem todos os tipos de carbos (géis, pós etc.), isotônicos e cápsulas de sal de forma muito eficiente. Dentre eles o PRÉ / INTRA de BETERRABA, LIMAO e GENGIBRE tem conquistado muita gente por também agregar o NITRATO da beterraba onde garantimos no mínimo 800mg por porção.

Como tem sido o Feedback dos atletas? Vocês utilizam estas informações para ajuste e novos produtos?

Feedbacks sempre, muito positivos, e além de elogiarem a parte sensorial por serem naturais e muito leves, sempre recebemos elogios quanto à eficiência dos produtos, com elogios não só ao fato de atletas baterem seus próprios recordes, mas também sobre a recuperação após os treinos mais intensos. A taxa de recompra é realmente muito alta, o que nos motiva a continuar investindo! Ja desenvolvemos produtos com base em feedbacks de atletas e nutris e certamente continuaremos a inovar atendendo as demandas do mercado e colaborando com quem estiver disposto a contribuir com a Xtratus!

Tem algum produto a ser lançado, que já está no planejamento de vocês e que podem divulgar?

Recentemente, há pouco mais de um mês, lançamos o SUPERBEET, um pré-treino de NITRATO E CITRULINA, 100% natural que faz uma diferença muito grande no endurance, sempre que aliado a uma correta nutrição intra treino! O super beet já vem ganhando corações de nutris e atletas!  Tambem esperamos lançar um novo sabor de XTRATUS INTRATREINO para este ano, alem de estarmos ja desenvolvendo nossos géis e tambem um outro produto inovador e único no mercado mundial, que ainda é SEGREDO! ;)

Qual caminho será o seguido para o futuro da suplementação alimentar?

Acreditamos que a nutríção tenha evoluído muito nos últimos anos, e contribuindo para novos recordes em todas as modalidades esportivas de alto rendimento. Podemos ver tempos antes impossíveis sendo batidos, tanto no Triathlon, quanto nas maratonas, corridas de rua e ciclismo, muito disso devido aos novos protocolos de nutrição e ingestão de carboidratos durante as provas e treinos (atualmente pelo menos 120g carbo por hora, ou mais para alguns atletas). o caminho de oferecer produtos naturais e eficientes, baseados nos mais recentes estudos, é uma tendência sem volta.

 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com