Thiago Menuci fala sobre sua vitória no Fodaxman

Thiago Menuci tem 37 anos e faz triathlon há vinte. No domingo passado ele venceu uma das provas de longa distância mais duras do Brasil, o Fodaxman, realizado em Santa Catarina e que tem, entre outros desafios, parte do ciclismo realizado na Serra do Rio do Rastro.

Como descobriu o triathlon?
Comecei na natação, e desde os 13 anos já treinava competitivamente. Aos 18 anos conheci o Triathlon por intermédio do meu técnico de natação; foi aí que comecei e nunca mais parei.

Qual foi sua primeira prova de triathlon?
Minha primeira prova foi um Triathlon Sprint em 2000, com uma Caloi 10 emprestada, sunga e camiseta cortada! Curti muito aquela experiência, o que me motivou a seguir competindo em todas as provas aqui do Sul.

Quantas provas de Ironman já fez?
Já completei 15 provas de Ironman, mais 2 Fodaxman. As melhores experiências foram meu primeiro IM, em 2007; a primeira vez em Kona, 2008; e sem dúvida as duas participações no Fodaxman.

O que te motivou a correr o Fodaxman?
Em primeiro lugar o que mais me motivou foi o alto grau de dificuldade da prova, a beleza do percurso, a energia e parceria que se têm entre os atletas. E sem dúvida ter a parceria de staffs presentes ao teu lado a prova inteira, pessoas que você gosta, te apoiando 100% do tempo.

Como foi a preparação para o Fodaxman 2019? Fez algo de diferente do ano passado?
Esse ano posso dizer que treinei como realmente tem que ser, com muita especificidade, treinos e mais treinos de Serra, com mais volume e menos intensidade.

A prova é bem dura. Como foi o desenrolar da mesma?
A prova é duríssima, então temos que ter paciência e saber dosar a energia para estar em atividade por cerca de 30% a mais que um Ironman, por exemplo. Sendo assim, fiz uma natação e os primeiros 2/3 do ciclismo muito conservadores, apertei o ritmo somente no final da bike, e mantive uma corrida constante.

Como é sua logística e divisão com o trabalho?
Tenho que realizar meus treinos todos no turno da manhã, normalmente bem cedo, por volta das 4h30 faço um treino, trabalho com personal e no final da manhã outro treino; a tarde inteira é dedicada a assessoria, e a noite mais aulas de personal até as 21hs.

O que tem de provas já programadas para o ano que vem?
Confirmado 100%: Kona. Ajustando para fazer o IM 70.3 Punta, e querendo muito o Fodaxman 2020.

Qual seu objetivo maior dentro do triathlon?
Sem dúvida me manter treinando por muitos e muitos anos.

Como atleta e treinador, o que pode aconselhar a um atleta amador?
Procure um profissional experiente, que saiba e já tenha sentido como funciona um ciclo de Ironman. E tenha paciência, pois a evolução é uma questão de tempo.

No mais só queria deixar registrado que participar do “Fodax” é uma experiência única, uma prova sem holofotes, e que será solitária, mas ao mesmo tempo tem uma grandeza na experiência vivida que nenhuma outra prova traz.

BIO
Nome: Thiago Menuci
Idade: 37
Cidade onde nasceu: Porto Alegre
Cidade onde vive: Porto Alegre
Tempo de triathlon: 20 anos
Altura: 1.63m
Peso: 58kg
Roupa de borracha: Mormaii e ARsports
Óculos de natação: Tyr
Bike: cervelo P5
Capacete: Rudy
Sapatilha: Fizik
Óculos de sol: Oakley
Equipe: Menuci assessoria
Patrocínio: BeOnBoard viagens e turismo e Asiashipping
Apoio: Fórmula ideal  e TORK

Redação

press@trisportmagazine.com