O uso da ventosaterapia no esporte

A ventosaterapia é um tratamento natural no qual são usadas ventosas. Essa técnica terapêutica, já usada há mais de 3 mil anos na China e na Ásia, era feita inicialmente com bambus, mas tempos depois, ao chegar no ocidente, ela foi aperfeiçoada para vidro e as mais comuns hoje em dia, que são as de acrílico.

Esse método, conhecido pelas marcas arredondadas que deixam no corpo, ficou famoso no Brasil, ganhando diversos adeptos no esporte, durante as Olimpíadas Rio 2016, com o nadador e multicampeão olímpico Michael Phelps; recentemente o jogador de futebol Neymar fez diversas postagens fazendo uso.

Benefícios
Com o uso do vácuo, temos um aumento da vascularização, com isso uma melhora da circulação sanguínea e do fluxo de sangue local, favorecendo assim uma melhor nutrição muscular, aliviando diretamente as dores musculares e articulares. São também muito utilizadas para liberação miofascial e nas massagens pós-prova ou treinos intensos, evitando dores e tensões musculares e acelerando o processo de recuperação.

Foto: Instagram – Michael Phelps

Não se assuste se após a técnica, uma marca vermelha ou até roxa aparecer, o roxo não é um hematoma, ele indica o grau de tensão e saturação muscular. Esse método não tem grandes contraindicações, mas como todo tratamento, ele deve ser feito e acompanhado pelo profissional de saúde.

Autor: Thiago Torquato é fisioterapeuta e tritleta. @thiagotorquatofisio

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com